A inserção da família no processo de socioeducação de adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação
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Data
2017-12-03Autor
Bianchini, Rosiana de Paula
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Este trabalho versa sobre o período de estágio curricular em Serviço Social
realizado na instituição de atendimento socioeducativo de internação para
adolescentes em conflito com a lei, o Centro de Atendimento Socioeducativo de
Maria (CASE/SM). Através deste, será realizado um resgate histórico da trajetória do
atendimento a infância e adolescência no Brasil em situação de vulnerabilidade, com
alusão as diversas instituições de atendimento a este público. A transição de um
atendimento punitivo ao atendimento socioeducativo estabelecido pela Doutrina da
Proteção Integral, torna a criança e o adolescente sujeito de direitos. Assim, a
consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi um marco na
reformulação do atendimento aos adolescentes que cometem ato infracional, com a
responsabilização através da aplicação da medida socioeducativa. Assim, o
CASE/SM é um espaço sociocupacional em que as intervenções do assistente
social estão voltadas à garantia dos direitos dos adolescentes em cumprimento de
medida, bem como o acompanhamento destes e de sua família, no sentido de
estabelecer e fortalecer os vínculos. Desta forma, o estágio curricular possibilitou
conhecer a realidade institucional e algumas contradições presentes na Unidade. As
intervenções realizadas durante o estágio e a execução do projeto de intervenção
proporcionaram maior visibilidade a família, demonstrando a importância desta no
processo da socioeducação.
Coleções
- TCC Serviço Social [191]
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