Criação do ciclo de vida do produto para os sites institucionais da UFSM
Resumo
No contexto de organizações da área de Tecnologia da Informação (TI), os serviços de
seu catálogo são tratados como os produtos digitais ofertados. Estes serviços possuem uma
série de condições, e são executados de acordo com processos definidos. Um Acordo de Nível
de Serviço (SLA) é firmado entre estas organizações e seus clientes, como forma de identificar
as responsabilidades de cada envolvido e as condições de oferta do serviço.
Neste contexto, este trabalho visa utilizar o PLM como metodologia para a construção
de um ciclo de vida do produto para os sites institucionais da UFSM. Permitindo, através da
definição do produto e elaboração do ciclo de vida, a formalização de requisitos e processos
para definição de uma SLA na oferta dos sites.
Esta formalização partiu da identificação de sistemas com informações relacionadas ao
produto, permitindo a definição deste e de suas variantes. Após também basearam a elaboração
do ciclo de vida, incluindo um processo de apoio para a revisão deste e do produto.
O processo foi executado em sessões de feedback com membros da equipe de desenvolvimento
da UFSM, como forma de validar o mapeamento e ciclo propostos. O retorno recebido
permitiu o aprimoramento da proposta, além da aprovação para sua implementação na instituição.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: