Sobre ser universitário em tempos de pandemia: experiências, possibilidades e desafios da promoção de saúde mental no percurso acadêmico
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Data
2022-07-14Primeiro coorientador
Guazina, Félix Miguel Nascimento
Primeiro membro da banca
Dias, Ana Cristina Garcia
Segundo membro da banca
Patias, Naiana Dapieve
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na perspectiva biopsicossocial, saúde mental abrange aspectos fisiológicos, emocionais, comportamentais, cognitivos e relacionais do indivíduo. É pertinente que este conceito seja investigado em um contexto social, compreendendo que diferentes cenários podem interferir nos estados de bem-estar e sofrimento das pessoas. Para o desenvolvimento do presente trabalho, a universidade foi escolhida como campo de investigação, por se observar na vida acadêmica uma diversidade de experiências novas e desafiadoras com potencial de impactar a saúde mental de estudantes, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. Um desafio atual refere-se à pandemia da COVID-19, que desde 2020 vem modificando a dinâmica do ambiente acadêmico para contenção da disseminação do vírus, visto que exigiu das instituições a adaptação para o ensino remoto e, posteriormente, uma readaptação ao ensino presencial. Diante disso, este estudo teve por objetivo geral conhecer as concepções sobre saúde mental e as experiências de ser estudante universitário em tempos de pandemia. Participaram seis estudantes assistidos pela Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram realizadas quatro rodas de conversa com periodicidade semanal, por meio da plataforma Google Meet. Os encontros foram gravados e passaram posteriormente por transcrição. Mediante análise de conteúdo temática, foi possível chegar aos resultados que serão apresentados no formato de dois artigos: o primeiro, “Saúde mental de estudantes universitários: concepções, determinantes e estratégias de cuidado”, aborda os significados de saúde mental e as experiências de estudantes de graduação com impacto na saúde mental, cujos resultados indicaram que os significados de saúde mental abrangem uma perspectiva biopsicossocial e levam em conta diferentes aspectos do cotidiano, inclusive elementos sociais e econômicos. Além disso, foi possível compreender que ser universitário envolve o enfrentamento de situações adversas, como mudança de cidade, afastamento da família e estabelecimento de novos vínculos em um contexto desconhecido, cuja adaptação acarreta impactos à saúde mental. O segundo artigo, intitulado “Experiências de ser estudante universitário em tempos de pandemia: mudanças, adaptações e perspectivas compartilhadas”, aborda as experiências de estudantes durante a pandemia, considerando mudanças em suas rotinas, dificuldades relacionadas aos processos de aprendizagem e formação, bem como possíveis atravessamentos da pandemia em sua saúde mental. Os resultados desse artigo indicaram que as mudanças ocasionadas pelas estratégias de enfrentamento da COVID-19 causaram impacto significativo na saúde mental dos estudantes, acirrando dificuldades que já eram vivenciadas antes da pandemia. A adoção do ensino em REDE acarretou inseguranças com relação ao desenvolvimento acadêmico e à qualidade da formação. Com relação ao futuro, as expectativas dos estudantes expressam otimismo com a retomada das atividades presenciais, mas também apreensão com relação ao que será do mundo e da coletividade nos próximos anos. De modo geral, a pesquisa mostrou-se relevante por proporcionar um ambiente para compartilhamento de experiências, perspectivas e estratégias entre os estudantes, com vistas ao cuidado em saúde mental. Ainda, o estudo permitiu conhecer os atravessamentos da pandemia na vida acadêmica, evidenciando o papel da universidade não só no processo de formação profissional, mas também na socialização e na realização de atividades promotoras de bem-estar.
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