dc.contributor.advisor | Silva, Rosângela Marion da | |
dc.creator | Quintela, Sofia Hardman Côrtes | |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T15:16:34Z | |
dc.date.available | 2022-09-28T15:16:34Z | |
dc.date.issued | 2017-01-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26281 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This study analised how the patient with vascular diseases realizes healthy education in the process of personal autonomy. It´s a explanatory qualitaty approach reasearch, realized with 12 healthcare users with vascular changes that were in treatment in a multiprofissional ambulatory of a University Hospital in a conty of Rio Grande do Sul. The data was colected in the period of august to november of 2016, by a semistructed interview and then, transcripts and analized throught a tematic analyses propose by Minayo, wich emerge two categories: Trust in the interdiscipline team and accountability of the healthcare users and families in the care. The ethical aspects of the reasearchs with human beeings were respected in accordance with the 466/12 Resolution of The National Health Council. The results indicate the importance of horizontality and the communicative practices into the health professionals and users relationships, besides the construction of the knowledge and empowerment the patient to his health, decisive factors into the personal autonomy care process. The healthy care users viewed favourably the health education actions in this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Autonomia pessoal | por |
dc.subject | Doenças vasculares | por |
dc.subject | Equipe de assistência ao paciente | por |
dc.subject | Assistência ambulatorial | por |
dc.title | Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomia | por |
dc.title.alternative | The user's perception with vascular disease on health education as an autonomy instrument | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar como o usuário com alteração vascular percebe a Educação em saúde no processo de autonomia do cuidado. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa realizada com 12 usuários com alteração vascular que estavam em atendimento em um ambulatório multiprofissional vascular de um hospital universitário de um município do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no período de agosto a novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Posteriormente, os mesmos foram transcritos e analisados por intermédio da Análise Temática proposta por Minayo, da qual surgiram duas categorias: Atendimento que transmite confiança e (Co) Responsabilização dos usuários e familiares no processo de cuidar. Os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos foram respeitados conforme a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados evidenciaram a importância da horizontalidade e das práticas dialógicas nas relações entre profissionais de saúde e usuários, além da construção do conhecimento e empoderamento do sujeito com relação à sua saúde, fatores decisivos no processo de autonomia do cuidado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |