Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomia
Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar como o usuário com alteração vascular percebe a Educação em saúde no processo de autonomia do cuidado. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa realizada com 12 usuários com alteração vascular que estavam em atendimento em um ambulatório multiprofissional vascular de um hospital universitário de um município do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no período de agosto a novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Posteriormente, os mesmos foram transcritos e analisados por intermédio da Análise Temática proposta por Minayo, da qual surgiram duas categorias: Atendimento que transmite confiança e (Co) Responsabilização dos usuários e familiares no processo de cuidar. Os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos foram respeitados conforme a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados evidenciaram a importância da horizontalidade e das práticas dialógicas nas relações entre profissionais de saúde e usuários, além da construção do conhecimento e empoderamento do sujeito com relação à sua saúde, fatores decisivos no processo de autonomia do cuidado.
The following license files are associated with this item: