dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Menezes, Rosângela dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T11:13:57Z | |
dc.date.available | 2017-02-01T11:13:57Z | |
dc.date.issued | 2015-12 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2628 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this article was consolidated with speeches, workshops
and performed sociological lectures from October to November 2015 and take effect through
teaching practices within the educational institutions, whose approaches promote the
interaction of children of all ethnic groups with objects, props, tales, legends and stories of the
vast ethnic plurality of our country. It has the purpose to increase knowledge, to sensitize teachers and students in the practice and implementation of Law 10.639/2003 of January 9,
2003, which amended the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB),
establishing the curriculum school for all elementary school institutions, medium, public and
private. Attuned to this assumption, the Resolution CNE/CP n. 01/2004 of 17 June 2004,
published in the Federal Official Gazette on June 22, 2004, instituted the National Curricular
Guidelines for the education of ethnic-racial relations and for the teaching of history and
African-Brazilian and African culture. With an interdisciplinary vision, it runs through the
different levels of mainstream education and the different modalities, as well as the continuing
education of teachers of all institutions of basic education, public and private. These learning
approaches carried out through workshops, lectures and training courses prove that it is
possible to work the ethnic-racial relations in view of the implementation of Law 10.639/03. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | por |
dc.subject | História africana | por |
dc.subject | Lei 10.639/03 | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | African-brazilian culture | eng |
dc.subject | African history | eng |
dc.subject | Ethnic-racial relations | eng |
dc.subject | Law 10.639/03 | eng |
dc.title | Trabalhando as relações étnico-raciais na perspectiva da lei 10.639/200 | por |
dc.title.alternative | Working ethnic-racial relations in the perspective of law 10.639/2003 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | A proposta deste artigo consolidou-se com intervenções, oficinas e palestras
sociológicas executadas no período de outubro a novembro de 2015 e efetivadas através de
práticas pedagógicas no âmbito das instituições educacionais, cujas abordagens promovem a
interação das crianças de todas as etnias com objetos, adereços, contos, lendas e histórias da
vasta pluralidade étnica do nosso país. Tem-se como propósito ampliar o conhecimento,
sensibilizar docentes e discentes na prática e implementação da Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro
de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendose no currículo escolar de todas as instituições de ensino fundamental, médio, público e privado.
Sintonizada com esse pressuposto, a resolução CNE/CP n. 01/2004, de 17 de junho de 2004,
publicada no Diário Oficial da União em 22 de junho de 2004, instituiu as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e
cultura afro-brasileira e africana. Com uma visão interdisciplinar, ela perpassa os diferentes
níveis do ensino regular e as diferentes modalidades, bem como a formação continuada de
docentes de todas as instituições do ensino básico, público e privado. Essas abordagens de
aprendizagem realizadas através de oficinas, palestras e cursos de formação provam que é
possível trabalhar as relações étnico-raciais na perspectiva da implementação da Lei 10.639/03. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |