Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorMenezes, Rosângela dos Santos
dc.date.accessioned2017-02-01T11:13:57Z
dc.date.available2017-02-01T11:13:57Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2628
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe purpose of this article was consolidated with speeches, workshops and performed sociological lectures from October to November 2015 and take effect through teaching practices within the educational institutions, whose approaches promote the interaction of children of all ethnic groups with objects, props, tales, legends and stories of the vast ethnic plurality of our country. It has the purpose to increase knowledge, to sensitize teachers and students in the practice and implementation of Law 10.639/2003 of January 9, 2003, which amended the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), establishing the curriculum school for all elementary school institutions, medium, public and private. Attuned to this assumption, the Resolution CNE/CP n. 01/2004 of 17 June 2004, published in the Federal Official Gazette on June 22, 2004, instituted the National Curricular Guidelines for the education of ethnic-racial relations and for the teaching of history and African-Brazilian and African culture. With an interdisciplinary vision, it runs through the different levels of mainstream education and the different modalities, as well as the continuing education of teachers of all institutions of basic education, public and private. These learning approaches carried out through workshops, lectures and training courses prove that it is possible to work the ethnic-racial relations in view of the implementation of Law 10.639/03.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura afro-brasileirapor
dc.subjectHistória africanapor
dc.subjectLei 10.639/03por
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectAfrican-brazilian cultureeng
dc.subjectAfrican historyeng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.subjectLaw 10.639/03eng
dc.titleTrabalhando as relações étnico-raciais na perspectiva da lei 10.639/200por
dc.title.alternativeWorking ethnic-racial relations in the perspective of law 10.639/2003eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoA proposta deste artigo consolidou-se com intervenções, oficinas e palestras sociológicas executadas no período de outubro a novembro de 2015 e efetivadas através de práticas pedagógicas no âmbito das instituições educacionais, cujas abordagens promovem a interação das crianças de todas as etnias com objetos, adereços, contos, lendas e histórias da vasta pluralidade étnica do nosso país. Tem-se como propósito ampliar o conhecimento, sensibilizar docentes e discentes na prática e implementação da Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendose no currículo escolar de todas as instituições de ensino fundamental, médio, público e privado. Sintonizada com esse pressuposto, a resolução CNE/CP n. 01/2004, de 17 de junho de 2004, publicada no Diário Oficial da União em 22 de junho de 2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Com uma visão interdisciplinar, ela perpassa os diferentes níveis do ensino regular e as diferentes modalidades, bem como a formação continuada de docentes de todas as instituições do ensino básico, público e privado. Essas abordagens de aprendizagem realizadas através de oficinas, palestras e cursos de formação provam que é possível trabalhar as relações étnico-raciais na perspectiva da implementação da Lei 10.639/03.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples