Trabalhando as relações étnico-raciais na perspectiva da lei 10.639/200
Abstract
A proposta deste artigo consolidou-se com intervenções, oficinas e palestras
sociológicas executadas no período de outubro a novembro de 2015 e efetivadas através de
práticas pedagógicas no âmbito das instituições educacionais, cujas abordagens promovem a
interação das crianças de todas as etnias com objetos, adereços, contos, lendas e histórias da
vasta pluralidade étnica do nosso país. Tem-se como propósito ampliar o conhecimento,
sensibilizar docentes e discentes na prática e implementação da Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro
de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendose no currículo escolar de todas as instituições de ensino fundamental, médio, público e privado.
Sintonizada com esse pressuposto, a resolução CNE/CP n. 01/2004, de 17 de junho de 2004,
publicada no Diário Oficial da União em 22 de junho de 2004, instituiu as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e
cultura afro-brasileira e africana. Com uma visão interdisciplinar, ela perpassa os diferentes
níveis do ensino regular e as diferentes modalidades, bem como a formação continuada de
docentes de todas as instituições do ensino básico, público e privado. Essas abordagens de
aprendizagem realizadas através de oficinas, palestras e cursos de formação provam que é
possível trabalhar as relações étnico-raciais na perspectiva da implementação da Lei 10.639/03.