(Des)Articulação entre ensino/trabalho interprofissional para a detecção precoce de risco psíquico em lactentes
Resumo
Este artigo de reflexão crítica apresentará a relação entre o trabalho/ensino interprofissional e o protocolo IRDI (Indicadores de Risco/Referência Para o Desenvolvimento Infantil) na detecção e tratamento de risco psíquico precoce em bebês e pequenas crianças. Tal instrumento foi desenvolvido para avaliar bebês e pequenas crianças e sua relação com seus cuidadores primordiais, observando características que propiciam o desenvolvimento. O IRDI serve como guia para profissionais da saúde e atenção básica que têm contato frequente com bebês e pequenas crianças, orientando de maneira mais precisa suas condutas avaliativas, a existência da necessidade de encaminhamento, avaliação e tratamento com um especialista em estimulação precoce. Articulando o IRDI com o trabalho/educação interprofissional, entendendo que esse modelo educacional privilegia a articulação entre estudantes e profissionais da saúde, possibilitando a transmissão de conhecimento e diferentes saberes. Entendendo que a prevenção é um dos principais pressupostos do SUS e articulando-a com o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil nos primeiros tempos de vida, pensar o trabalho interprofissional como caminho para a prevenção e tratamento precoce a partir da aplicação do IRDI.
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