Teste dicótico de sentenças em adultos de meia idade normo-ouvintes: aplicação e valores de referência
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Data
2022-07-28Primeiro membro da banca
Pagliarin, Karina Carlesso
Segundo membro da banca
Didoné, Dayane Domeneghini
Terceiro membro da banca
Lessa, Alexandre Hundertmarck
Quarto membro da banca
Freire, Katya Guglielmi Marcondes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivos: verificar a aplicabilidade do teste e o desempenho de
adultos de meia idade normo-ouvintes no Teste Dicótico de Sentenças e obter medidas de
referência; analisar e relacionar o desempenho obtido em testes de escuta dicótica com
diferentes estímulos: sentenças, dígitos e dissílabos alternados; comparar o desempenho no
Teste Dicótico de Sentenças de adultos de meia idade, normo-ouvintes, com Teste Dicótico
de Dígitos normal e alterado. O grupo amostral foi composto por 53 indivíduos normo-ouvintes,
destros, com idade entre 45 a 59 anos, avaliados por meio dos testes dicóticos de
dígitos(TDD), de sentenças(TDS) e dissílabos alternados(SSW). Inicialmente, para análise de
desempenho e determinação dos valores de referência do TDS, foi considerado o
desempenho de 38 indivíduos que apresentaram resultados dentro da normalidade no TDD,
os quais apresentaram, no TDS, na etapa de atenção dividida, desempenho médio de 94,47%
na orelha direita e de 68,16% na orelha esquerda, com diferença significante entre as orelhas.
A assimetria entre orelhas variou de -10% a 70%, com vantagem da orelha direita. Na etapa
de atenção direcionada, o desempenho médio foi de 99,74% na orelha direita e de 96,58% na
orelha esquerda, com diferença estatística e assimetria de até 20% entre as orelhas, com
vantagem da orelha direita. Na segunda etapa da pesquisa, foi considerado o desempenho
do grupo amostral total, em que realizou-se a investigação da correlação e concordância entre
os três testes na etapa de atenção dividida, na qual verificou-se correlação positiva entre o
desempenho da orelha esquerda, de magnitude fraca, entre TDD e TDS e moderada entre
SSW e TDS, sendo verificada também concordância razoável entre os testes. Na comparação
de desempenho no TDS dos indivíduos considerando o desempenho no TDD: adultos de meia
idade com TDD normal(G1) e com TDD alterado(G2), verificou-se que o G2 apresentou um
desempenho inferior em ambas as orelhas nas etapas de atenção dividida e direcionada em
relação ao G1. Na etapa de atenção dividida, o desempenho médio dos indivíduos do G2, foi
de 87,33% na orelha direita e 56,67% na orelha esquerda, com diferença significante entre as
orelhas. A assimetria entre orelhas variou de 10% a 60%, com vantagem da orelha direita. Na
etapa de atenção direcionada, o desempenho foi 97,33% na orelha direita e 95,33% na orelha
esquerda, com assimetria de -10% a 20% entre as orelhas, com vantagem da orelha direita.
Concluiu-se que os valores de desempenho esperados para esta população na etapa de
atenção dividida são ≥ 90% de acertos na orelha direita e ≥ 70% de acertos na orelha esquerda;
para atenção direcionada, 100% de acertos na orelha direita e ≥ 90% de acertos na orelha
esquerda. Quando existente assimetria entre orelhas, pode ser esperada de até 30% na etapa
de atenção dividida e 10% na direcionada, com vantagem da orelha direita. Os três testes
avaliados, apresentaram entre si correlação positiva e concordância razoável na etapa de
atenção dividida, na orelha esquerda. Os indivíduos do G2 apresentaram desempenho inferior
no TDS em relação aos do G1.
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