Smart university: proposta de componentes para a construção de um modelo de maturidade para instituições de ensino superior públicas
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Data
2022-09-19Primeiro membro da banca
Reis, Eliete dos
Segundo membro da banca
Pedron, Cristiane Drebes
Metadata
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A sociedade está vivenciando o que se chama de quarta revolução industrial e com ela suas múltiplas mudanças nos cenários econômico, social, ambiental e tecnológico. Essas mudanças afetaram as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, convidando-as à utilização de estratégias de qualificação e condução rumo ao desenvolvimento frente às novas demandas da sociedade. Uma das manifestações desta quarta revolução é o conceito “smart”, com temáticas envolvendo diversas iniciativas bem-sucedidas de construção de Cidades Inteligentes, que despertaram o interesse para estudos realizados em ambientes mais restritos, a nível local, porém não menos complexos, tais como as universidades. Esta dissertação objetivou propor componentes (dimensões e itens) que poderão fazer parte de um modelo de maturidade para avaliar uma instituição de ensino superior pública em termos de smart university. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, e a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com treze especialistas que possuem expertise nas áreas: educação, pesquisa, sustentabilidade, pessoas, tecnologia e conectividade, inovação e empreendedorismo, inclusão, finanças e orçamento, processos, mobilidade e internacionalização e campus inteligente. Além disso, analisou-se os dados com o suporte do software para análise de dados qualitativos, Atlas ti 9. Como resultado desse primeiro esforço foi possível a criação de dimensões e itens que poderão integrar um modelo de maturidade para avaliar uma universidade inteligente e um guia para o gestor utilizar os componentes para aplicar num modelo de maturidade.
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