A prática como componente curricular em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
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Data
2022-08-30Primeiro membro da banca
Coimbra, Camila Lima
Segundo membro da banca
Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel
Terceiro membro da banca
Boton, Jaiane de Moraes
Quarto membro da banca
Peixoto, Sandra Cadore
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Prática como componente curricular (PCC) é um componente introduzido na carga
horária dos cursos de formação de professores com as Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN) em 2002 com o intuito de promover a articulação entre as dimensões
prática e teórica da formação docente. Por outro lado, reconhecemos que o
componente Bioquímica envolve conceitos complexos e abstratos que podem ser de
difícil aprendizagem tanto no ensino superior quanto na educação básica. Assim,
objetivamos investigar o contexto da PCC em cursos de Licenciatura em Ciências
Biológicas e em Química de três instituições públicas brasileiras, bem como (i)
descrever como a prática como componente curricular aparece nos documentos
oficiais e nos projetos de curso de licenciatura em Química e Ciências Biológicas da
UFSM, UFRGS e IFFar Campus São Vicente do Sul; (ii) escrutinar as concepções dos
professores que ministram disciplinas relacionadas a PCC; (iii) analisar o potencial da
área de Bioquímica como campo para a prática como componente curricular nos
cursos de licenciatura em Química e Ciências Biológicas; e (iv) propor uma atividade
que possa ser desenvolvida em disciplinas de Bioquímica no âmbito da PCC.
Utilizamos a metodologia da Análise de Conteúdo para analisar dados obtidos em
projetos pedagógicos e com docentes que ministram disciplinas com carga horária de
PCC dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em química da
Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e
Instituto Federal Farroupilha. A partir da análise de dados dos projetos, observamos
que os documentos dos cursos estão em consonância com as DCN em relação à
PCC, no que se refere a sua carga horária, distribuição e objetivos. Ao analisarmos
as respostas dos docentes verificamos que em sua maioria conhecem a PCC e que
desenvolvem atividades e métodos avaliativos que buscam atender aos objetivos de
articulação da PCC. Entretanto, alguns dos docentes confundem o sentido da palavra
prática do termo PCC com as práticas de laboratório e, portanto, as avaliações que
realizam estão também de acordo com essa concepção. Ainda, os docentes, de modo
geral, salientam as contribuições e relevância da PCC na formação de professores
pois contribui tanto para a realização do estágio curricular supervisionado e também
na futura atuação profissional. Propomos uma atividade que pode ser desenvolvida
no contexto da PCC que contemple os conceitos da Bioquímica, especificamente
síntese e estrutura proteica da insulina humana, que tem potencial para ser
desenvolvida também na educação básica. A partir dos resultados obtidos nesta
pesquisa, estabelecemos a tese de que a Bioquímica pode ser área com potencial
promissor para atividades e abordagens de PCC, contribuindo na formação dos
futuros professores de Biologia e de Química.
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