Análise do comportamento estrutural de pavimentos rodoviários e urbanos construídos na região de Santa Maria
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Data
2003-09-19Primeiro membro da banca
Soares, José Mario Doleys
Segundo membro da banca
Núñez, Washington Peres
Metadata
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Neste trabalho, são analisados, sob a luz da resistência e da
resiliência, os comportamentos estruturais dos pavimentos do Contorno de
Santa Maria, BR-158, executados em 1971 e 1973 além dos reforços
executados em 1977 e 2001 e comparados com outras estruturas de
pavimentos rodoviários construídos na região de Santa Maria, nos últimos
30 anos. Também foram estudados os comportamentos estruturais dos
pavimentos urbanos de Santa Maria com diferentes estruturas, através de
levantamentos deflectométricos, antes e depois dos reforços dos
pavimentos existentes com concreto betuminoso usinado a quente. Essas
medições permitiram classificar o conjunto de ruas estudadas em grupos
distintos, segundo suas estruturas de pavimento. Todos apresentaram
redução da deformação elástica, em graus variáveis, porém crescentes
conforme variação do revestimento existente, de concreto betuminoso
usinado a quente para a alvenaria poliédrica. As medidas das deformações
elásticas serão de grande valia para um gerenciamento adequado dos
mesmos, pois expressam muito bem o comportamento elástico das diversas
estruturas de pavimentos urbanos, permitindo análises globais e pontuais
para a elaboração de recomendações, procedimentos e dimensionamentos.
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