dc.contributor.advisor | Schuch Júnior, Vitor Francisco | |
dc.creator | Ledur, Edemar | |
dc.date.accessioned | 2017-02-22T13:51:12Z | |
dc.date.available | 2017-02-22T13:51:12Z | |
dc.date.issued | 2011-10-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2674 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present paper aims at discussing the bases that may serve as guidelines to the
project of implanting a corporate university at the CEEE Group. Corporate
universities have been studied for over forty years, but the main interest in their
creation was recorded in the 1980s, a decade in which the companies attributed
more importance than ever before to managing strategies and to the training and
development of their employees. Realizing that they could no further depend on other
public institutions to qualify their collaborators, organizations took steps towards
creating their own corporate universities. That meant establishing higher levels for
the apprenticeship process and connecting the apprenticeship programs very closely
with the companies’ goals and results. Corporate universities have some specific
characteristics which distinguish them from the areas of training and development to
meet the necessities of the organization: they are proactive; they act in the
development of essential competencies; they are innovative in the ways of building
knowledge; they act in the development and managing of tools designed to detect
and capture the knowledge available in the organization’s professionals, clients and
suppliers; they seek to follow up the practical use of knowledge, i.e., the
transformation of knowledge into competitive advantages that generate intellectual
capital. It is along these lines that the CEEE Group should structure the basis of its
corporate university, developing and disseminating the organization’s culture,
focusing corporate results and thus aiming at long term perspectives like attracting,
qualifying and retaining talents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Universidade corporativa | por |
dc.subject | Educação corporativa | por |
dc.subject | Treinamento e desenvolvimento (T&D) | por |
dc.subject | Colaboradores | por |
dc.title | Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE | por |
dc.title.alternative | Corporate university directions for implanting at the CEEE Group | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como principal objetivo discorrer sobre as bases de concepção
que podem servir de instrumentos norteadores do projeto de implantação da
universidade corporativa no Grupo CEEE. As universidades corporativas já vêm
sendo estudadas há mais de quarenta anos, mas o maior interesse em sua criação
se deu na década de 80, quando as empresas passaram a dar importância às
estratégias de gerenciamento e ao aprendizado e desenvolvimento dos seus
funcionários. As organizações começaram a perceber que não podiam mais
depender de outras instituições para qualificar seus colaboradores, partindo para a
criação das próprias universidades corporativas, buscando assim, níveis mais
elevados para o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os
programas de aprendizagem, as metas e os resultados das empresas. As
universidades corporativas possuem características especificas que as diferenciam
de áreas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para atender as necessidades da
organização: são proativas; atuam no desenvolvimento de competências essenciais;
são inovadoras nas formas de construção do conhecimento; atuam no
desenvolvimento e gerenciamento de ferramentas que propiciem a captação do
conhecimento presente na organização através de seus profissionais, clientes e
fornecedores; procuram acompanhar a utilização prática do conhecimento, ou seja,
a transformação do conhecimento em vantagem competitiva, gerando capital
intelectual. Neste sentido que o Grupo CEEE deve estruturar a base de sua
Universidade Corporativa, buscando o desenvolvimento e a disseminação da cultura
da organização, alinhando o foco em resultados corporativos, e assim, acenar com
perspectivas de desenvolvimento de longo prazo, atrair, qualificar e reter talentos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |