Universidade corporativa: diretrizes para implantação no Grupo CEEE
Resumo
Esse trabalho tem como principal objetivo discorrer sobre as bases de concepção
que podem servir de instrumentos norteadores do projeto de implantação da
universidade corporativa no Grupo CEEE. As universidades corporativas já vêm
sendo estudadas há mais de quarenta anos, mas o maior interesse em sua criação
se deu na década de 80, quando as empresas passaram a dar importância às
estratégias de gerenciamento e ao aprendizado e desenvolvimento dos seus
funcionários. As organizações começaram a perceber que não podiam mais
depender de outras instituições para qualificar seus colaboradores, partindo para a
criação das próprias universidades corporativas, buscando assim, níveis mais
elevados para o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os
programas de aprendizagem, as metas e os resultados das empresas. As
universidades corporativas possuem características especificas que as diferenciam
de áreas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para atender as necessidades da
organização: são proativas; atuam no desenvolvimento de competências essenciais;
são inovadoras nas formas de construção do conhecimento; atuam no
desenvolvimento e gerenciamento de ferramentas que propiciem a captação do
conhecimento presente na organização através de seus profissionais, clientes e
fornecedores; procuram acompanhar a utilização prática do conhecimento, ou seja,
a transformação do conhecimento em vantagem competitiva, gerando capital
intelectual. Neste sentido que o Grupo CEEE deve estruturar a base de sua
Universidade Corporativa, buscando o desenvolvimento e a disseminação da cultura
da organização, alinhando o foco em resultados corporativos, e assim, acenar com
perspectivas de desenvolvimento de longo prazo, atrair, qualificar e reter talentos.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [341]