Gestão em escolas municipais de Fortaleza através do projeto Sistema Municipal de Implantação de Bibliotecas Escolares
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Data
2011-09-16Autor
Lopes, Francisco Leandro Castro
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O presente estudo monográfico relata a criação do Projeto Sistema Municipal de Implantação de Bibliotecas Escolares (SIMBE) no Sistema Municipal de Educação do Município de Fortaleza, capital do Ceará. Demonstra a relação poder público, escola, gestores, professores e comunidade como um todo, ligados diretamente nas mudanças que ocorrem na educação. Relaciona educação com a prática gestora, sendo ambas direcionadas ao que tange a biblioteca escolar como espaço de formação de leitores e contribuidora para a cidadania. Destaca a importância da biblioteca para toda a comunidade escolar, para o país e principalmente para as ações educativas e conscientizadoras de direitos e deveres. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental. Utiliza - se do método dialético para discutir a realidade existente, as possíveis abordagens e propostas de melhorias para a educação em escolas municipais de Fortaleza. Considera-se que o SIMBE traçou um caminho de mudanças com a revitalização de bibliotecas, capacitação de professores e formação de leitores. Sendo então, necessário a continuidade do mesmo nas escolas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1003]