O ensino remoto como processo de atendimento educacional para alunos com deficiência intelectual
Resumo
A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de os professores articularem práticas
pedagógicas diferenciadas, dentre elas o ensino remoto. Nesse sentido, os Atendimentos
Educacionais Especializados, realizados na sala de recursos multifuncionais pelo professor de
Educação Especial que atende um número significativo de alunos com deficiência intelectual,
passaram a ser realizados de maneira remota, por meio de recursos digitais e materiais
impressos. Assim, objetiva-se identificar de que maneira o (a) professor (a) de Educação
Especial, em uma escola da rede municipal de Santa Maria, vem atuando no processo de
atendimento por meio do ensino remoto para alunos com deficiência intelectual. O método de
pesquisa constitui-se em um estudo de caso, com a finalidade de levantar dados da realidade
vivenciada por uma professora de Educação Especial que atua em uma escola do município de
Santa Maria (RS). Como resultados, encontrou-se que: a professora de AEE vivenciou um
grande aprendizado; que algumas desvantagens foram demandas administrativas em excesso e
o atendimento que não se limitava ao horário escolar comum; que as famílias se tornaram
membros ainda mais fundamentais para a aprendizagem. Destaca-se que é preciso avançar na
pesquisa sobre ensino remoto e educação à distância (mediada ou não por tecnologias) para
alunos com DI, para que possamos entregar uma educação de qualidade.