O atendimento escolar dos adolescentes em espaço socioeducativo: uma revisão bibliográfica
Resumo
Os Centros de Atendimento Socioeducativo (CASE), visam acolher adolescentes menores de
idade que cometeram algum ato infracional perante a sociedade, desta forma esses adolescentes são
recolhidos por um determinado tempo, sendo em um espaço de cárcere privado, este espaço é
conhecido como Centro de Atendimento socioeducativo, seus deveres previstos por leis é de ofertar
propostas pedagógicas que visem a ressocialização do adolescente bem como um ambiente
pedagógico que o diferencia de espaço prisional, dando aos adolescentes condições de continuar os
estudos. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os espaços educativos de
atendimento de adolescentes que cometeram atos inflacionários. Assim, busquei organizar um
conjunto de três questões de pesquisa, são elas: De que formas as produções da área caracterizam
os espaços socioeducativos como escolas para pessoas em privação de liberdade? Qual o olhar
sobre estes adolescentes? Que aproximações podem ser estabelecidas entre as sinalizações do
campo teórico com as práticas pedagógicas realizadas em contextos de escolas para pessoas em
privação de liberdade. Neste texto abordamos os resultados construídos em resposta às questões.
Para isso realizei uma pesquisa qualitativa bibliográfica, em artigos acadêmico-científicos
identificados nos bancos do Scielo, Google acadêmico e anais da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Na busca identificou-se 20 artigos, sendo apenas 8
pertinentes às questões da pesquisa. A análise nos permite afirmar que as pesquisas centraram-se
no entendimento do papel das escolas nestes contextos, as concepções que orientam as práticas
educacionais, como as oportunidades aos alunos são garantidas, os desafios da inclusão, evasão e
abandono nessas escolas, os sentidos à educação atribuídos pelos alunos em privação de liberdade,
contribuições da experiência escolar na ressocialização dos alunos, o processo de construção do
Projeto Político-Pedagógico, práticas de diretores, e caracterizar a trajetória escolar dos alunos antes
da privação
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