Curso de Matemática licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
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Data
2022-09-13Primeiro membro da banca
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Segundo membro da banca
Cavalcanti, José Dilson Beserra
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desta dissertação é compreender a estrutura curricular do Curso de
Matemática/UFSM a partir de inter-relações entre conhecimentos pedagógicos e disciplinares
no PPC 2013 e no PPC 2019. Por meio de uma abordagem qualitativa este estudo está
organizado a partir do formato multipaper estruturado por três manuscritos que possuem como
objetivos, respectivamente: delinear pesquisas stricto sensu que versam sobre análise de
projetos pedagógicos de cursos de formação inicial de professores de matemática, considerando
como repositórios a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Diretório
de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES); caracterizar o Curso de Matemática Licenciatura/UFSM com ênfase em seus
objetivos, no perfil do egresso, na prática docente e na iniciação à pesquisa, a partir do que está
disposto no PPC 2013 e no PPC 2019; identificar indícios de conhecimentos pedagógicos em
disciplinas obrigatórias que compõem o PPC 2013 e o PPC 2019 do Curso de Matemática
Licenciatura/UFSM. Para além das singularidades, os manuscritos reconhecem a relevância de
disciplinas que versam sobre conhecimentos pedagógicos em propostas curriculares de cursos
que formam professores de matemática. Desse modo, dentre os resultados identificamos, na
BDTD e na CAPES, dez pesquisas sobre formação inicial de professores que consideram a
análise de projetos pedagógicos, das quais quatro enfatizam disciplinas e conteúdos específicos
da matemática; três evidenciam estágios curriculares e três enfocam conhecimentos e saberes.
Dentre as considerações, destacamos ênfase de conhecimentos disciplinares em relação aos
pedagógicos. Ao analisar a trajetória do Curso de Matemática Licenciatura/UFSM, em
específico, observamos seis reformas curriculares, sendo que desde a implementação do Curso
de Matemática Bacharelado, em 2001, os projetos pedagógicos de ambos os cursos passaram a
compartilhar uma quantidade expressiva de disciplinas, mantendo um núcleo comum de dois
anos até o PPC 2005 privilegiava conhecimentos disciplinares na primeira metade da
graduação. A partir do PPC 2013 e, principalmente, no PPC 2019 verificamos uma nova
caracterização para a formação de professores no Curso com maior articulação entre
conhecimentos pedagógicos e disciplinares, que promoveu significativas alterações nos
objetivos do Curso e no perfil de egresso. Entre as alterações propostas pelo PPC 2019
categorizamos tais disciplinas em quatro movimentos: no primeiro verificamos interrupção de
imbricações entre Didática da Matemática e Educação Matemática; no segundo destacamos
ampliações nas disciplinas que versam sobre o uso de recursos tecnológicos; materiais didáticos
e abordagens metodológicas; no terceiro evidenciamos inserções de novas disciplinas que
possuem ênfase em temas contemporâneos e na pesquisa em Educação Matemática; no quarto
movimento observamos disciplinas que permaneceram, mas que tiveram redução da carga
horária. As inter-relações entre conhecimentos pedagógicos e disciplinares são privilegiadas
em disciplinas da área da Educação Matemática e da área da Educação, com menor frequência,
e a observação de suas ementas trazem indicativos que oportunizam reflexões políticas,
filosóficas, sociais, culturais, que abrangem diferentes realidades e contextos.
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