Uma análise crítica do gênero multimodal tira em quadrinho: questões teóricas, metodológicas e pedagógicas
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Data
2012-02-28Primeiro membro da banca
Ramos, Paulo Eduardo
Segundo membro da banca
Pinheiro, Najara Ferrari
Metadata
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Abordagens teóricas recentes sobre gêneros discursivos têm direcionado sua atenção para
a necessidade de análises mais abrangentes. Por um lado, isso envolve o desenvolvimento
de investigações textuais que considerem detalhadamente todos os modos semióticos que
compõem esses gêneros. Por outro lado, essas investigações demandam descrições
textuais mais ricas informadas pela coleta de dados contextuais. Propostas dessa natureza
oferecem ferramentas para uma discussão mais densa sobre o funcionamento de gêneros
como mediadores de práticas sociais, social e historicamente situados. Nesse sentido, a
Análise Crítica de Gênero (MEURER, 2002, 2004; BHATIA, 2004, MOTTA-ROTH,
2005/2006, 2008b), ao combinar perspectivas teóricas e metodológicas de diferentes fontes,
propõe uma visão de pesquisa em análises de gêneros mais rica, em busca de conexões
sistemáticas entre texto e contexto e aplicações pedagógicas consistentes. Um gênero
multimodal geralmente adotado no ensino de línguas é a tira em quadrinho, cuja
recomendação é indicada por documentos educacionais oficiais como os Parâmetros
Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998a, 1998b, 1998c) e as Lições do Rio Grande (RIO
GRANDE DO SUL, 2009). Portanto, o objetivo da presente pesquisa está voltado para a
análise da organização retórica de tiras em quadrinho a fim de oferecer suporte para uma
leitura (e produção) mais eficiente desse gênero bem como diretrizes metodológicas para
futuras pesquisas sobre gêneros multimodais. O corpus consiste de 90 tiras em quadrinho
publicadas em inglês, selecionadas de coletâneas de três personagens conhecidos
mundialmente: Calvin and Hobbes, Garfield e Mafalda. Para uma descrição sistemática da
realização linguística da organização retórica do gênero, a Gramática Sistêmico-Funcional
(HALLIDAY, 1994, 2004) e a Gramática Visual (KRESS, van LEEUWEN, 1996, 2006) foram
usadas como ferramentas na identificação de padrões tanto verbais quanto não-verbais. A
análise revelou a organização funcional do gênero em três movimentos retóricos: Movimento
1 – Contextualizar, Movimento 2 – Gerar tensão, Movimento 3 – Apresentar um desfecho
inesperado. E ainda três elementos recursivos relacionados à dimensão contextual do
gênero: Elemento recursivo A – Localização da TQ no tempo, Elemento recursivo B –
Indicação de controle e credibilidade da TQ, e Elemento recursivo C – Identificação do autor
da TQ. Esses movimentos retóricos e elementos recursivos mostram como as tiras em
quadrinho, conforme indicado por seus produtores, visam não só ao entretenimento, mas
também à crítica a questões sociais, políticas e econômicas vigentes em determinada
cultura e as problematizam, funcionando como gatilhos que estimulam um pensamento
reflexivo. Os resultados revelam dados que podem informar mais consistentemente o
contexto educacional no uso de tiras em quadrinho para o ensino de línguas,
particularmente em relação à promoção de multiletramentos.
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