Relações Étnicas e Raciais na Educação Infantil em Santa Maria
Resumo
Este trabalho com a temática “Relações étnicas e raciais na Educação infantil em Santa Maria/RS”,
apresenta um estudo referente a compreensão dos possíveis fatores que possam vir a influenciar na
prática pedagógica do educador para contemplar problemáticas tão pertinentes e desafiadoras na
Educação Infantil. Procurando ressaltar a importância de abordar essa temática desde à e na infância
para que construam o autoconhecimento e sejam sujeitos com opiniões formadas. Desde à Educação
Infantil, as crianças começam a perceber diferenças socialmente construídas precocemente, podendo
gerar conflitos ideológicos, como o racismo e preconceitos, dessa forma, como a escola é um local que
qualifica e desqualifica os sujeitos por meio de dispositivos sociais de gênero, poder aquisitivo, faixa
etária, pertencimento étnico, entre outros, se faz necessário contemplar a temática. Para a realização
deste trabalho, foram abordados referencias teóricos pertinentes ao assunto, utilizando autores como
Barbosa (2007), Rosemberg (2014) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil
(2009), como também a utilização de uma abordagem qualitativa e exploratória, pois buscou explicar
o porquê das coisas, sendo realizado a interpretação de significados de uma determinada cultura ou
ideologia, auxiliando na análise dos objetos de interesse.
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