A docência e as práticas pedagógicas no contexto de vulnerabilidade social na infância
Resumo
O presente trabalho busca trazer à tona uma discussão do contexto de
vulnerabilidade social e violência, especialmente infanto-juvenil, encontrado nas
escolas públicas. As escolas têm se encontrado imersas nesse contexto e os
profissionais da Educação sinalizam essa lacuna em sua formação: não há
pedagogia que “prepare” um professor para atuar frente às infâncias vulneráveis.
Infâncias que chegam até às escolas tão precarizadas, vivendo de formas tão
duras e sofridas. Para além disso, a intenção não é denunciar a formação de
professores, e sim, ressaltar a importância de revisitarmos as concepções e
teorias pedagógicas que norteiam a prática pedagógica nas escolas. É preciso
refletir sobre as concepções idealizadas e generalistas de criança e de infância
que são construídas ao longo do processo de formação, mas um tanto quanto
distantes das crianças e infâncias que encontramos na realidade das escolas. A
docência precisa abrir mão de rótulos e estigmas e buscar esculpir um olhar mais
cuidadoso e uma escuta mais sensível para àqueles que se manifestam de uma
forma que tanto a interroga. As infâncias vulneráveis sinalizam a necessidade de
caminhar em direção a uma docência mais sensível.
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