Socialização e desempenho acadêmico dos alunos moradores da "Casa do Estudante Universitário -Ceu II, de Santa Maria, RS
Resumo
O trabalho teve por objetivo investigar a socialização e o desempenho acadêmico dos estudantes moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU II) da Universidade Federal de Santa Maria, RS, entre 2016 e 2017. Para isso foi aplicado um questionário a uma amostra de 54 entrevistados, que contemplou questões objetivas e abertas. O desempenho acadêmico é produzido por um habitus de aprendizado contínuo, ou seja, quando um aluno progride no ensino superior em cursos que já possui certos conhecimentos relacionados a atividades de ensino anteriores, seja em nível médio, técnico, profissional ou graduação. E é por sua vez um habitus herdado por experiências legitimadas por membros comunitários além da Universidade. Estes membros comunitários são na maior parte das vezes oriundos de cidades circundantes de Santa Maria. A hipótese da pesquisa se pautava por acreditar que uma maior socialização universitária, ou seja, diversas atividades sociais de jovens universitários os ajudariam a se integrarem ao espaço correspondendo a expectativa de suas próprias formações. Os resultados indicaram que, muitas vezes, as inserções nos espaços são frutos de uma socialização anterior a Universidade e dependem destas para se efetuar. Segundo a avaliação dos estudantes entrevistados, nem sempre a “produtividade acadêmica” (pesquisa, artigo, publicações) significava bom desempenho. Em alguns cursos, os alunos se pautam pela profissionalização, não estando diretamente relacionados à pesquisa. Os alunos que se realizam mais podem ser aqueles que suas inclinações próprias estão em conformidade com os meios escolhidos e as expectativas de sua origem social.