Mal-estar docente: um olhar para o professor universitário
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-25Autor
Piovesan, Bibiana Passinato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo aqui proposto traz a possibilidade de uma investigação sobre os professores
do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, onde se localiza a
formação de futuros professores. O impacto do mal-estar docente dentro da iniciação
à docência pode ser um fator para se ter atenção redobrada, pois os futuros docentes
das redes públicas/ privadas, seja na educação básica ou superior, estão sendo
formados agora e na universidade. Este estudo tem como foco o mal-estar docente,
investigando e aprofundando como a significativa degradação das condições do
exercício da docência tem afetado o trabalho pedagógico. A pesquisa tem como
objetivo geral compreender, na contemporaneidade, como o mal-estar do professor
universitário se faz tãopresente no trabalho docente. Como objetivos específicos,
reconhecer a trajetória profissional dos professores universitários na perspectiva da
atividade docente; refletir sobre como o mal-estar docente afeta a atividade do
professor universitário. A caracterização do mal-estar docente, segundo Esteve
(1992), refere-se aos efeitos negativos das condições da profissão docente sobre a
personalidade do professor. Por ser um conceito amplo integra outros conceitos mais
específicos, a insatisfação, o desinvestimento, a desresponsabilização no contexto do
trabalho docente, o desejode abandonar a docência, o absentismo, o esgotamento, a
ansiedade, o estresse, a neurose e a depressão. Desta forma, para compreender o
processo de transformação dos sujeitos envolvidos na pesquisa escolheu-se
abordagem sociocultural, de cunho narrativo, por se tratar de um tipo de “estudo
qualitativo que comporta uma análise que centra sua atenção nos processos de
construção coletiva, considerando asubjetividade do sujeito” (BOLZAN, 2002, p.70).
Por meio das narrativas, é possível estabelecer trocas entre pesquisador e
entrevistado, favorecendo o processo de reflexão e transformação dos sujeitos ao
longo do diálogo. Este caminho permitiu conhecer os principais desafios enfrentados
pelos docentes no contexto da universidade pública, assim como, refletir sobre como
o mal-estar docente, afeta a atividade do professor. Considerando as dimensões
exploradas no estudo e o eixo transversal, é possível afirmar que o professor precisa
de um espaço institucional no qual ele possadesenvolver uma cultura de colaboração
e compartilhamento, mitigando a solidão pedagógica e promovendo sentimento de
bem-estar, de escuta e cuidado, que vai refletir por consequência no seu contexto
educacional, retroalimentando, motivando epotencializando, o ambiente de trabalho.
Desta forma, pudemos pensar sobre as questões relativas ao adoecimento docente e
elencar possibilidades de modo a atenuar o adoecimento deste profissional,
ressaltando que este estudo não é definitivoe, sim, uma micro compreensão que traz
a possibilidade de ser aprofundada.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: