Reflexões acerca da gestão escolar de uma escola municipal de Santa Maria: caminhos para a gestão democrática
Visualizar/ Abrir
Data
2011-01-11Autor
Guimarães, Maria Eulalia Martins
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo diz respeito a uma pesquisa na área da Gestão Educacional, cujo
objetivo foi interpretar e descrever as dinâmicas das relações interpessoais que se
estabelecem no contexto escolar de uma escola de ensino público. Os propósitos de
investigação se deram no sentido de buscar identificar de que forma esta Escola
vem construindo espaços de inserção e participação dos agentes educacionais, na
construção de uma proposta de Gestão Democrática. É também motivo dessa
investigação identificar os desafios que os profissionais e sua gestão enfrentam no
cotidiano das práticas educativas, almejando uma educação significativa. A fim de
captar subsídios que pudessem compor este texto, foi utilizada uma metodologia de
cunho qualitativa e recursos de registros de observação participante e diálogos com
os educadores desta Escola. Na realização deste trabalho monográfico foi possível
identificar que nesta Escola, ainda necessitamos nos apropriarmos do conhecimento
teórico para a implementação de um trabalho colaborativo de Gestão Democrática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: