A prática da avaliação na função diagnóstica em sala de aula
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Data
2012-11-30Autor
Prates, Therezinha de Miranda
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Este trabalho teve o objetivo de detectar a prática da avaliação na função diagnóstica em sala de aula e a relação da gestão com a ação avaliativa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Primmaz, situada no Bairro Expedicionário, do Município de Soledade, RS. O atendimento ao objetivo proposto realizou--se em três momentos: - análise da compreensão teórica sobre a avaliação na função diagnóstica contida em Regimento e no Projeto Educativo; - entrevista com docentes do Ensino Fundamental e com professores que assessoram as atividades de Coordenação Pedagógica. As investigações, de caráter documental e exploratório, fundamentação, embasada nas reflexões de Freire (1997), Hoffmann (1997/2005), Luckesi (2003), Sacristán e Gómez (1998), dentre outros. As respostas revelaram que os professores realizam a prática da avaliação na função diagnóstica, sendo a diferença determinada pela variável tempo: - em todos os momentos do processo de ensino, 64%; - no início do ano letivo e em cada unidade de trabalho, 27%; - mensalmente, 09%. Nas ações da Coordenação Pedagógica as respostas dos responsáveis pelo exercício da função tornaram perceptível a busca pelo diálogo, pela troca de experiências entre os docentes, visando à correção de distorções e o encaminhamento para a consecução dos objetivos previstos, assim como a análise da atuação em sala de aula, o que predispõe à construção de um trabalho reflexivo e coletivo na instituição. A relação entre avaliação e gestão foi percebida, principalmente porque o diagnóstico decorrente da aprendizagem dos alunos também constitui um diagnóstico de gestão.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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