O papel do conselho escolar na construção da gestão democrática
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Data
2011-09-17Autor
Vasconcelos, Lilian Kécia Penha
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O objetivo dessa pesquisa é investigar a gestão democrática escolar com suas
características, destacando o Conselho Escolar como objeto de pesquisa, por ser
um instrumento de representação da comunidade na gestão escolar e também de
inclusão de pais, professores, alunos e funcionários. Partindo dessa visão, utiliza-se
uma análise teórica de uma pesquisa empírica, procurando compreender qual o
papel do Conselho Escolar no desenvolvimento da democracia no ambiente escolar.
Para a realização desta pesquisa científica, foi realizada a coleta de dados,
limitando-se a uma única escola municipal de Fortaleza. A partir da observação, da
aplicação de questionários e das entrevistas com os membros do Conselho Escolar,
bem como da análise documental é perceptível contradições, angústias,
expectativas e frustrações nos sujeitos acerca da implantação, da constituição e do
funcionamento do órgão colegiado, contrariando o que é dito na Legislação atual.
Verifica-se também a centralização do poder e das decisões na figura do grupo
gestor, impedindo a estruturação do Conselho como mecanismo de participação,
inclusão, transparência e autonomia. Logo, a inserção do Conselho Escolar não se
constitui como uma vitória da comunidade escolar, mas sim como uma
obrigatoriedade legal que pretende estabelecer um mesmo padrão de
funcionamento do colegiado para que a escola receba e organize os seus recursos.
Portanto, o Conselho não desenvolve mudanças na estrutura e na cultura
educacional da escola e nem consegue realizá-las, restringindo-se apenas a
atividades procedimentais, por ter uma Direção fechada e autoritária.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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