dc.contributor.advisor | Gomes, Caio Cesar Piffero | |
dc.creator | Mezzomo, Gislaine Gundel | |
dc.date.accessioned | 2017-04-07T15:56:03Z | |
dc.date.available | 2017-04-07T15:56:03Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2745 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aims at reflecting about pedagogical practices developed with students who have
cognitive deficit and are included in the final grades of Middle School, specifically the ones in
5th grade of Middle School. There are several studies focused on students with cognitive
deficit who are included in regular schools, however, most of them concentrate in studying
students included in the initial grades and a few of them study about the final grades. This
study is relevant in order to clarify if the pedagogical practices (methodology, evaluation
system) are in favor of inclusion or exclusion of students with cognitive deficit. This research
was developed in a public school, in the 5th grade of Middle School, in which three students
with cognitive deficit were included. To make the research more reliable, a study case was
carried out, involving teachers from 5th grade, the pedagogical coordination and also the
Pedagogical Politic Project of the school was analyzed. The review of the literature that made
possible the textual production was based on authors like Carvalho (2008), Mittler (2003),
Stainback (1999) Beyer (2006), among others who defend and articulate the themes presented
in this research. The view of incapacity that people still have about these students, the
content-based pedagogical practices as well as the old-fashion Pedagogical Politic Project resulted in the exclusion of students with cognitive deficit in the final grades of Middle School. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Séries finais | por |
dc.title | Práticas pedagógicas e inclusão educacional de alunos com déficit cognitivo nas séries finais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Pedagogical practices and social inclusion of students with cognitive deficit in the final grades of middle school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem o propósito de fazer uma reflexão acerca das práticas pedagógicas
desenvolvidas com alunos com déficit cognitivo incluídos nas séries finais do ensino
fundamental, mais especificamente na 5ª série do ensino fundamental. Muitas são as
pesquisas e estudos realizados com alunos com déficit cognitivo em situação de inclusão, no
entanto, tais pesquisas enfocam principalmente a inclusão dos alunos nos anos iniciais do
ensino e poucas alertam para as séries finais. Desenvolver este estudo partiu da necessidade
de elucidar se as práticas pedagógicas (metodologias, sistema de avaliação) favorecem a
inclusão dos alunos com déficit cognitivo ou evidenciam sua exclusão. O referido estudo foi
desenvolvido no contexto de uma escola pública, em uma 5ª série que tem três alunas com
déficit cognitivo em situação de inclusão. Para dar maior sustentação ao trabalho foi realizado
um estudo de caso, envolvendo os professores da série em questão, a coordenação pedagógica
e a análise do Projeto Político Pedagógico da escola. A fundamentação teórica que permitiu a
produção textual parte de autores como Carvalho (2008), Mittler (2003), Stainback (1999)
Beyer (2006) dentre outros que argumentam e articulam as temáticas abordadas neste estudo.
A visão de incapacidade que ainda se tem destes alunos, as práticas pedagógicas conteudistas
e homogêneas e o Projeto Político Pedagógico desvinculado da realidade, favorecem a
exclusão dos alunos com défict cognitivo nas séries finais do ensino fundamental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |