Práticas pedagógicas e inclusão educacional de alunos com déficit cognitivo nas séries finais do ensino fundamental
Resumen
O presente estudo tem o propósito de fazer uma reflexão acerca das práticas pedagógicas
desenvolvidas com alunos com déficit cognitivo incluídos nas séries finais do ensino
fundamental, mais especificamente na 5ª série do ensino fundamental. Muitas são as
pesquisas e estudos realizados com alunos com déficit cognitivo em situação de inclusão, no
entanto, tais pesquisas enfocam principalmente a inclusão dos alunos nos anos iniciais do
ensino e poucas alertam para as séries finais. Desenvolver este estudo partiu da necessidade
de elucidar se as práticas pedagógicas (metodologias, sistema de avaliação) favorecem a
inclusão dos alunos com déficit cognitivo ou evidenciam sua exclusão. O referido estudo foi
desenvolvido no contexto de uma escola pública, em uma 5ª série que tem três alunas com
déficit cognitivo em situação de inclusão. Para dar maior sustentação ao trabalho foi realizado
um estudo de caso, envolvendo os professores da série em questão, a coordenação pedagógica
e a análise do Projeto Político Pedagógico da escola. A fundamentação teórica que permitiu a
produção textual parte de autores como Carvalho (2008), Mittler (2003), Stainback (1999)
Beyer (2006) dentre outros que argumentam e articulam as temáticas abordadas neste estudo.
A visão de incapacidade que ainda se tem destes alunos, as práticas pedagógicas conteudistas
e homogêneas e o Projeto Político Pedagógico desvinculado da realidade, favorecem a
exclusão dos alunos com défict cognitivo nas séries finais do ensino fundamental.