Ser criança: um estudo etnográfico com crianças pequenas em espaço escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-18Autor
Frantz, Gabriela Najara Zonin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo é fruto de um estudo etnográfico que objetiva compreender a sociabilidade das crianças pequenas na escola através da perspectiva antropológica. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida na Escola de Educação Infantil Mickey House no Bairro Camobi em Santa Maria-RS, que acolhe crianças {a partir} dos 6 meses aos 6 anos. Por intermédio da etnografia horizontal, que busca entender o universo da criança a partir de sua própria concepção de mundo, o objetivo deste estudo foi compreender o universo simbólico da criança em interação na escola e assim, (re)conhecer o Ser Criança, como sujeito ativo. Neste sentido, apresento neste artigo um diálogo entre teóricos contemporâneos nos estudos da criança, especialmente, William Corsaro e a teoria da reprodução interpretativa, Bernard Lahire que desenvolve a sociologia da infância orientada para o indivíduo e Clarice Cohn com a perspectiva antropológica nos estudos da criança, e às percepções que afloraram do trabalho de campo na escola.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
Silva, Eliane Machado da (2013-09-13)Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação ... -
De criança para criança: grafismo infantil e bordado Sashiko para criação de estampas têxteis
Bagolin, Laís Saccol (2019-12-06)O presente estudo na área do Design de Superfície envolve a criação de estampas têxteis para o vestuário infantil abrangendo a faixa etária de 4 a 12 anos por meio de uma proposta que se desenvolve a partir do próprio ... -
Leitura e escrita de crianças com desvio fonológico e de crianças com desenvolvimento fonológico típico
Backes, Fabieli Thaís (2014-03-31)Algumas habilidades identificadas como preditivas do bom desempenho em leitura e escrita podem encontrar-se prejudicadas nas crianças que apresentam desvio fonológico. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar e comparar ...