Ei, você aí, me dá um dinheirinho aí: um mapeamento do financiamento coletivo no Brasil
Resumo
O presente estudo apresenta um mapeamento das plataformas on-line de financiamento coletivo (crowdfunding) atualmente existentes no Brasil. Em termos metodológicos, primeiramente é apresentada uma revisão bibliográfica, visando contextualizar o fenômeno do financiamento coletivo através da internet, conceituando o termo crowdfunding, assim como apontando as classificações dos modelos de crowdfunding, a partir dos objetivos buscados pelo financiamento, em: reward based, donation based, lending based e equity based. Além disso, também são elencados os principais elementos que compõem as plataformas online de financiamento coletivo, e os modos de submissão de projetos. A segunda parte do trabalho, com viés empírico, traz um mapeamento das 22 plataformas on-line de crowdfunding em funcionamento hoje no Brasil, identificadas através de pesquisas na Internet, e classificadas conforme o modelo de financiamento no qual se enquadram, assim como são apresentadas informações sobre essas plataformas como: data de criação, quantidade de projetos financiados, e montante de recursos financeiros mobilizados nos financiamentos. Concluiu-se que o principal problema das plataformas de crowdfunding no Brasil é a falta de transparência – em especial nos modelos reward based e donations based – já que muitas delas não disponibilizam dados relacionados aos financiadores, aos proponentes de projetos que buscam financiamento, e mesmo às informações que, à primeira vista, deveriam ser públicas, como quantidade de projetos bem-sucedidos e montante de recursos financeiros obtidos.
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