Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores
Visualizar/ Abrir
Data
2004Autor
Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a
leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras
alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa-
dia em sala de aula, conseqüentemente qual a repercussão dessa
prática na maximização da aprendizagem dos seus alunos, a partir dos
estudos de Bolzan (2001, 2002;2003,2004). A investigação se construiu a
partir de um estudo qualitativo narrativo, fundamentado nas falas das
professoras alfabetizadoras. A escolha desta abordagem foi feita por
acreditar que é através das trocas em um processo de interação, que as
professoras têm oportunidade para colocar suas idéias, seus
pensamentos, discutir e refletir sobre a realidade na qual estão vivendo,
possibilitando assim compreender as trajetórias de formação e atuação de
cada uma delas. A pesquisa iniciou-se a partir das observações das aulas
em classes de alfabetização e, posteriormente, através de entrevista
semi-estruturadas e conversas informais sobre o que as professoras
alfabetizadoras acreditam ser relevante conhecer para realizar um
trabalho de leitura e de escrita em suas classes, e a partir daí analisar
qual a repercussão dessas concepções em suas práticas pedagógicas.
Os achados de pesquisa possibilitaram apresentar algumas idéias sobre
as práticas pedagógicas das professoras com relação ao processo de
construção da leitura e da escrita iniciais, ficando evidente que as
atividades de alfabetização estão centradas numa visão tradicional de
educação, na qual o papel do professor é ensinar o aluno a desenvolver
habilidades para decifrar o código escrito. Ao longo da pesquisa pode-se
evidenciar uma maior disponibilidade e interesse por parte das
professoras em aceitar estudos teóricos que venham a contribuir para
uma prática pedagógica baseada na construção e na interação social,
mas ainda não se observa a efetivação desta mudança em seus fazeres.
Coleções
- Educação [46]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: