dc.contributor.advisor | Vizzotto, Juliana Kaizer | |
dc.creator | Martins, Graziele Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T13:17:13Z | |
dc.date.available | 2017-04-12T13:17:13Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2759 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present study presented here sets up an article on completion of Specialization in Information
Technology and Communication applied to Education, ODL system UAB, Federal University of Santa Maria,
in the second half of 2012. This article aimed to know how does the process management technologies in
school, and to verify the contribution of managers in this process. Starting from a case study, qualitative,
involving literature and as data collection instruments, interviews with teachers and students with the
questionnaire. The target audience of this research were teachers from 1st to 4th year students and the 3rd
and 4th years of elementary education at a public school inside the city of Cachoeira do Sul was found
through the study that despite the incentive of managers, teachers do not feel able to work with ICT in the
classroom. Cited as the main obstacles to physical structure, the lack of a teacher who works specifically in
the Digital Living Room and lack of knowledge and the technologies available. Thus, there is a need to invest
in the continuing education of teachers, so that they can be better prepared to teach their students through
educational digital technologies in context and autonomous, there might be contributing to an improvement acting classes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.title | Gestão e tecnologias: o papel do gestor na incorporação das tecnologias da informação e comunicação em uma escola do interior de Cachoeira do Sul | por |
dc.title.alternative | Management and technology: the role of the manager in the incorporation of information technology and communication in a school within the Cachoeira do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo aqui apresentado configura-se em um artigo de conclusão do Curso
de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, EAD no
sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, no segundo semestre de 2012. Este
artigo teve como objetivo conhecer como acontece o processo de gestão das tecnologias na escola,
bem como verificar qual a contribuição dos gestores neste processo. Partiu-se de um estudo de
caso, de caráter qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica e como instrumentos de coleta, uma
entrevista com os professores e um questionário com os alunos. O público alvo desta pesquisa
foram os professores do 1º ao 4º ano e alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior do município de Cachoeira do Sul. Verificou-se por meio do
estudo, que apesar do incentivo dos gestores, os professores não se sentem aptos a trabalhar com
as TIC em sala de aula. Como principais empecilhos citam a estrutura física, a falta de um professor
que trabalhe especificamente na Sala Digital e falta de conhecimento e domínio das tecnologias
disponíveis. Deste modo, constata-se a necessidade de investir na formação continuada dos
professores, a fim de que os mesmos possam estar mais bem preparados para ensinarem seus
alunos por meio de tecnologias digitais educacionais de maneira contextualizada e autônoma,
contribuindo para que possa haver uma melhoria na qualidade das aulas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |