Gestão e tecnologias: o papel do gestor na incorporação das tecnologias da informação e comunicação em uma escola do interior de Cachoeira do Sul
Resumo
O presente estudo aqui apresentado configura-se em um artigo de conclusão do Curso
de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, EAD no
sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, no segundo semestre de 2012. Este
artigo teve como objetivo conhecer como acontece o processo de gestão das tecnologias na escola,
bem como verificar qual a contribuição dos gestores neste processo. Partiu-se de um estudo de
caso, de caráter qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica e como instrumentos de coleta, uma
entrevista com os professores e um questionário com os alunos. O público alvo desta pesquisa
foram os professores do 1º ao 4º ano e alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior do município de Cachoeira do Sul. Verificou-se por meio do
estudo, que apesar do incentivo dos gestores, os professores não se sentem aptos a trabalhar com
as TIC em sala de aula. Como principais empecilhos citam a estrutura física, a falta de um professor
que trabalhe especificamente na Sala Digital e falta de conhecimento e domínio das tecnologias
disponíveis. Deste modo, constata-se a necessidade de investir na formação continuada dos
professores, a fim de que os mesmos possam estar mais bem preparados para ensinarem seus
alunos por meio de tecnologias digitais educacionais de maneira contextualizada e autônoma,
contribuindo para que possa haver uma melhoria na qualidade das aulas.