A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
Resumo
Este trabalho apresenta uma discussão teórica frente a estudos realizados sobre o tema da aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização de alunos surdos a partir de um espaço educacional bilíngüe. Nesse sentido, procurei buscar referenciais teóricos consistentes que irão ampliar conhecimentos já sabidos e conseqüentemente assimilar novos, que irão contribuir na minha prática pedagógica. Com os estudos focados nas questões sobre língua, processo de alfabetização e educação bilíngüe, o presente trabalho encontra-se inserido na Linha de Pesquisa em Educação de surdos e Estudos Culturais em Educação. O tema a respeito da educação de surdos envolve também assuntos como cultura e identidade que são fatores fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno surdo. Não menos importante é o conhecimento que todas as pessoas envolvidas no cotidiano escolar desses alunos devem ter sobre as diferenças lingüísticas entre as duas línguas envolvidas no processo educacional da criança surda, que são a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita.