Aprendizagem de taxonomia e sistemática botânica: da classificação cotidiana ao conhecimento científico
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Data
2022-12-14Primeiro membro da banca
Barin, Cláudia Smaniotto
Segundo membro da banca
Buske, Rodrigo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As plantas estão presentes no nosso dia a dia desde o ar que respiramos até algumas das roupas
que usamos. Nesse sentido, compreender como elas influenciam o nosso cotidiano é essencial
para o ser humano. Entretanto, o ensino de classificação Botânica, bem como as temáticas que
são associadas a esse conteúdo sempre foi um desafio para a aprendizagem. Pensar em métodos
ou até mesmo materiais de apoio para professores, visando um processo de ensino e
aprendizagem menos maçante e que alterem a forma mnésica que esses assuntos são
trabalhados pode vir a ser um dos caminhos para a melhoria no processo de ensino e
aprendizagem de Biologia Vegetal. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir do Design-Based
Research (DBR), apresentando cunho qualitativo, que objetiva apresentar uma proposta de
sequência didática e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem no
componente curricular de Botânica I. A proposta foi desenvolvida no contexto remoto, de um
curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, no final, foi apresentado o
redesign da proposta didática com os pontos positivos e alterações sugeridas pelos licenciandos
e professor envolvido na pesquisa. A análise dos dados qualitativos foi feita a partir de Análise
de Conteúdo. A sequência didática foi pensada a fim de trabalhar a Taxonomia e Sistemática
Botânica a partir da classificação cotidiana e o uso de chaves dicotômicas, sendo composta por
uma Atividade Didática Mãe e cinco Atividades Didáticas Filhas. O uso de analogias e a
contextualização foram eixos centrais da construção da proposta. Os resultados apontam que as
atividades didáticas são vistas pelos licenciandos como desafiadoras e auxiliam na compreensão
do conteúdo. A construção das chaves-dicotômicas foi excluída do redesign, uma vez que não
auxiliou no processo de ensino e aprendizagem. Tanto o professor, quanto os licenciandos
descreveram a sequência didática como diferenciada, pois adota o uso de formas geométricas e
rótulos de alimentos como instrumentos para a aprendizagem do conteúdo. A análise dos
questionários e dos portifólios apontam que o desenvolvimento das atividades deve ser mais
direcionado. Contudo, a sequência didática se mostrou inovadora e um instrumento que auxilia
fortemente do processo de ensino e aprendizagem.
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