dc.contributor.advisor | Trevisan, Patrícia Farias Fantinel | |
dc.creator | Miranda, Maria Tereza Lima | |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T15:24:27Z | |
dc.date.available | 2017-04-17T15:24:27Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2774 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | In the search for new knowledge to work, we decided to conduct a qualitative study to
examine the teaching strategies that can be used by teachers to develop the process of learning
the written language for deaf people in a bilingual education. This article is divided into three
stages: first time discusses methodological approach considering the nature of the research to
be developed to characterize the subjects and the techniques to be used to consolidate the
intention of the research. The second brings up thoughts about the contributions of teaching
strategies (for the learning of written language for deaf people in a bilingual education and the
third considers the final considerations expose, trying to rescue the main ideas for this workand
systematize the references that guided the work. We have seen the reports of stories in
LBS, prior exposure to text, video projection, use of different texts (knowledge of text
organization), dialogues and experiences between deaf POUNDS (world knowledge) are
strategies education that contribute to the process of learning the written language as
relational processes of production of meaning, not only encoding / decoding a second
language. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua de sinais | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Educação bilíngue | por |
dc.subject | Estratégias de ensino | por |
dc.title | Estratégicas de ensino voltadas a prendizagem da segunda língua por surdos em uma abordagem bilingue | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Teófilo Otoni, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD | por |
dc.description.resumo | Na busca de se trabalhar novos conhecimentos, optamos por realizar uma pesquisa de cunho
qualitativo para analisar as estratégias de ensino que poderão ser utilizadas pelos professores
para desenvolver o processo de aprendizagem da língua escrita pelos surdos em uma educação
bilíngüe. Este artigo está dividido em três momentos: o primeiro momento aborda percurso
metodológico contemplando a natureza da pesquisa a ser desenvolvida, a caracterização dos
sujeitos e as técnicas a serem utilizadas, para consolidar a intenção da pesquisa. O segundo
trás a tona reflexões acerca das contribuições das estratégias de ensino (para o processo de
aprendizagem da língua escrita pelos surdos em uma educação bilíngüe e, o terceiro as
considera expomos as considerações finais - procurando resgatar as principais idéias para
sistematizar este trabalho- e as referências que nortearam o trabalho. Vimos que os relatos de
histórias em LIBRAS, exposição prévia de textos, projeção de vídeo, utilização de diferentes
textos (conhecimento de organização textual), diálogos em LIBRAS e vivências entre surdos
(conhecimento de mundo) são estratégias de ensino que contribuem para o processo de
aprendizagem da língua escrita como processos relacionais, de produção de significado, e não
exclusivamente codificação/decodificação de uma segunda língua. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |