Estratégicas de ensino voltadas a prendizagem da segunda língua por surdos em uma abordagem bilingue
Resumo
Na busca de se trabalhar novos conhecimentos, optamos por realizar uma pesquisa de cunho
qualitativo para analisar as estratégias de ensino que poderão ser utilizadas pelos professores
para desenvolver o processo de aprendizagem da língua escrita pelos surdos em uma educação
bilíngüe. Este artigo está dividido em três momentos: o primeiro momento aborda percurso
metodológico contemplando a natureza da pesquisa a ser desenvolvida, a caracterização dos
sujeitos e as técnicas a serem utilizadas, para consolidar a intenção da pesquisa. O segundo
trás a tona reflexões acerca das contribuições das estratégias de ensino (para o processo de
aprendizagem da língua escrita pelos surdos em uma educação bilíngüe e, o terceiro as
considera expomos as considerações finais - procurando resgatar as principais idéias para
sistematizar este trabalho- e as referências que nortearam o trabalho. Vimos que os relatos de
histórias em LIBRAS, exposição prévia de textos, projeção de vídeo, utilização de diferentes
textos (conhecimento de organização textual), diálogos em LIBRAS e vivências entre surdos
(conhecimento de mundo) são estratégias de ensino que contribuem para o processo de
aprendizagem da língua escrita como processos relacionais, de produção de significado, e não
exclusivamente codificação/decodificação de uma segunda língua.