Implicações da ecologia acústica sobre processos de formação docente
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Data
2022-12-19Primeiro membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Segundo membro da banca
Bastos, Juliana Carla
Metadata
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Este trabalho apresenta uma pesquisa narrativa realizada com licenciandos em
Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudando as possíveis
relações entre a Ecologia Acústica e a formação de educadores musicais. A
Ecologia Acústica se refere do estudo dos sons em relação à vida e à sociedade,
pesquisando os efeitos da paisagem sonora sobre os seres que a experienciam.
Com suas obras, livros e composições, o compositor e educador musical canadense
Murray Schafer trouxe atenção ao papel do som, questionando o papel da educação
musical diante de problemas ambientais do mundo e a qualidade da paisagem
sonora que vivenciamos. Schafer propõe diversos exercícios no que chama de
Educação Sonora, por meio dos quais treinamos para a escuta ativa. Entre esses
exercícios, encontramos os diários de sons, que nos trazem às pesquisas narrativas
(auto)biográficas, em que os participantes da pesquisa narram sua paisagem
sonora. Para isso, na presente pesquisa, houve 15 encontros de formação com a
realização de diversos exercícios de escuta e reflexão sobre o som. Os participantes
produziram diários de som e composições de arte sonora que serviram como parte
de sua formação, os quais compuseram os dados a serem analisados nesta
pesquisa. Identificamos que os conhecimentos adquiridos durante a formação como
educador musical, assim como, as experiências de vida do participante se articulam
com os novos conhecimentos de Ecologia Acústica criando novos sentidos para o
cotidiano e possibilitando tomada de consciência ambiental e, também, de uma
consciência de escuta, influenciando suas formações como educador musical.
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