Avaliação das condições da superfície de um pavimento asfáltico da cidade de Cachoeira do Sul/RS
Resumo
Desde a antiguidade há um consenso que pavimentar estradas é essencial para melhorar as condições de trafegabilidade. No Brasil, o principal tipo de pavimentação utilizado em rodovias são os pavimentos flexíveis. Neste contexto é imprescindível avaliar as condições da superfície de rolamento para garantir o conforto, segurança e economicidade ao usuário. As avaliações funcionais de um pavimento referem-se a análise do estado da pista de rolamento, podendo ser realizadas de forma subjetiva e objetiva. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar as condições da superfície asfáltica em um estudo de caso na cidade de Cachoeira do Sul-RS. Para tal, houve a realização de uma revisão bibliográfica acerca do tema, abordando os assuntos relacionados a pavimentos, avaliação funcional – subjetiva e objetiva, defeitos superficiais e ações de manutenção e reabilitação. Com base na revisão bibliográfica foram empregadas metodologias baseadas nas avaliações do Valor de Serventia Atual e do Índice de Gravidade Global, de modo a determinar as condições da pista de rolamento. A pesquisa foi realizada no subtrecho da BR-153 na cidade de Cachoeira do Sul-RS, que possui a extensão de 8,7 km e engloba a Avenida dos Imigrantes (segmentos 1 e 2) e a Volta da Charqueada (segmentos 3 e 4). As avaliações subjetivas foram realizadas em 4 segmentos de 600 metros e considerando os dois sentidos da via, e as objetivas nos mesmos 4 segmentos, porém em extensões de 320 metros. Nos trechos estudados houve variação tanto nos resultados do VSA quanto do IGG. Em relação ao VSA, no momento da avaliação o conforto e suavidade ao rolamento dos segmentos 1 e 2 foram considerados bons, o que pode estar relacionado às características semelhantes da superfície asfáltica; o terceiro foi considerado regular, o que pode estar atrelado aos defeitos do tipo FC-II na capa de rolamento; e o último segmento foi o melhor avaliado pois foi considerado ótimo. Apesar dessa variação, o resultado global (3,53) determinou que o trecho em estudo está em boas condições de conforto ao rolamento. Por sua vez, o IGG do segmento 1 foi bom, o segmento 2 foi influenciado pelos defeitos do tipo exsudação, afundamento plástico e remendos o que resultou em uma classificação regular, o terceiro encontra-se em boas condições e o último em ótimo estado de conservação. Nesse caso, o resultado global obtido (38,40) indica que o trecho em estudo está em bom estado de conservação. Desse modo a análise conjunta das avaliações realizadas indicam boas condições do desempenho funcional da rodovia. Por fim, com base nos defeitos de superfície inventariados, propuseram-se ações de manutenção baseadas no método da “árvore de decisão” no intuito de serem realizadas precocemente, garantindo um nível de serventia adequado ao bom funcionamento da rodovia. As principais ações corretivas foram relacionadas aos defeitos dos tipos remendos e trincas interligadas, para que nos locais indicados não continue a deterioração da superfície asfáltica e possível evolução para defeitos mais severos.
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