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dc.contributor.advisorCaleffi, Felipe
dc.creatorStefanello, Vagner
dc.date.accessioned2023-02-28T15:23:39Z
dc.date.available2023-02-28T15:23:39Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27985
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2022.por
dc.description.abstractIn Brazil, the road sector has always been directly linked to the country's economic development, especially from the 40s and 50s, with prioritization of the national road network expansion. With the advancement of the decades and the growing participation of the private sector, it was necessary to create the Federal Highway Concessions Program (PROCROFE), responsible for directing investments in the main road sections, which are divided into four stages until the present moment. In the project structuring stages, projections are defined for the vehicle's traffic flow over the years of a concession, in addition to basic toll rates to be paid by road users. According to Ferreira et al. (2021), the flow projection of vehicles in the studies is close to the real traffic, except for the 3rd Stage concessions, whose highways have less traffic than expected. Based on the mentioned theme, the general objective of this work is to estimate the impact on toll revenues from the difference in traffic flow from the 3rd stage concessions studies to what was realized. To achieve the objective, the proposed methodology consists of elaborating the theoretical framework of the theme and collecting data on the actual and proposed traffic flow, which allows the calculation of the difference between the projections and the reality, as well as collecting toll revenues to estimate the financial impact. In summary, the concessionaires under study will present, on average, an equivalent traffic flow variation of -17.94% to what was projected in the traffic studies. If the highways presented the estimated equivalent traffic flow, the six concessions would have obtained additional revenue of R$ 2.86 billion to what was accounted for between 2014 and 2021.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcessão de rodoviaspor
dc.subjectPROCROFEpor
dc.subjectReceita de pedágiopor
dc.subjectVolume de tráfegopor
dc.subjectHighways concessioneng
dc.subjectPROCROFEeng
dc.subjectToll revenueeng
dc.subjectTraffic volumeeng
dc.titleO volume de tráfego nas concessões da 3ª etapa do PROCROFE: variação das projeções dos estudos e o impacto nas receitas tarifáriaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Transportes e Logísticapor
dc.description.resumoNo Brasil, o setor rodoviário sempre se mostrou diretamente ligado ao desenvolvimento econômico do país, principalmente a partir das décadas de 40 e 50, com a priorização da expansão da malha rodoviária nacional. Com o avançar das décadas e a crescente participação do setor privado, fez-se necessária a criação do Programa de Concessões de Rodovias Federais (PROCROFE), responsável pelo direcionamento de investimentos nos principais trechos rodoviários, sendo dividido em quatro etapas até o presente momento. Nas etapas de estruturação dos projetos, são definidas projeções para o volume de tráfego de veículos ao longo dos anos de uma concessão, além de tarifas básicas de pedágio a serem pagas pelos usuários das rodovias. Segundo Ferreira et al. (2021), a projeção do volume de veículos nos estudos está próxima ao tráfego real, com exceção das concessões da 3ª Etapa, cujas rodovias possuem um tráfego menor do que o previsto. A partir do tema citado, o objetivo geral deste trabalho é estimar o impacto nas receitas tarifárias a partir da diferença de volume de tráfego dos estudos das concessões da 3ª etapa para o realizado. Para que o objetivo seja alcançado, a metodologia proposta consiste em elaboração do referencial teórico do tema e coleta de dados de volume de tráfego real e volume de tráfego proposto nos estudos, os quais possibilitam o cálculo da diferença entre as projeções e a realidade, assim como a coleta de receitas de tarifas de pedágio para cálculo da estimativa de impacto financeiro. Em síntese, as concessionárias em estudo apresentaram, em média, uma variação de VMDAeq de -17,94% em relação ao que foi projetado nos estudos de tráfego. Se as rodovias apresentassem o volume de tráfego equivalente estimado, as seis concessões avaliadas teriam obtido uma receita adicional de R$ 2,86 bilhões ao que foi contabilizado entre 2014 e 2021.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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