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dc.creatorPerin, Mariane Gehlen
dc.date.accessioned2023-03-09T15:29:08Z
dc.date.available2023-03-09T15:29:08Z
dc.date.issued2023-01-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28138
dc.description.abstractThis work studies the problem of eternal recurrence in Nietzsche. Eternal recurrence, along with other terms in Nietzsche’s philosophy, such as will to power, strength theory and overhuman, are essential concepts of such philosophy. However, eternal recurrence itself provides some interpretative challenges. The first interpretative challenge in relation to Nietzsche’s eternal is to define if it is about an eternal recurrence of the same or the diverse. We approach such issue and argue that eternal recurrence in Nietzsche’s philosophy is an eternal recurrence of the same. Nevertheless, the main issue concerning this dear notion in Nietzsche’s philosophy is whether it is comprised in an ethical-existential scope, cosmological scope or, yet, both. Thus, the main purpose of this work is to conclude whether eternal recurrence may be understood as an ethical-existential challenge, a cosmological thesis or comprised in both areas. From published Nietzsche’s works and from the critical edition of the posthumous fragments of the philosopher's manuscripts, and a tradition review, we argue that Nietzsche’s eternal recurrence may be seen simultaneously as an ethical-existential challenge and also in its cosmological aspect, including a cosmological thesis. To accept this third interpretative view makes a new challenge appears: to conciliate freedom and necessity. The ethical-existential scope of the eternal recurrence elicits the idea of freedom to choose of what one wants over and over again endlessly. The cosmological aspect arouses a fatal destiny. To solve this issue, we argue that Nietzsche draws on mainly the notion of ego factum, through which the contradiction between necessity and need would be suppressed in Nietzsche’s philosophy. Thus, by the affirmation of the existence in the immanence plan, through the amor fati, Nietzsche tried to surpass the nihilistic problem from what he called the death of God. The death of God is his diagnosis of an age, marked by the weakening of what he understands as the value of values, in other words, the notion of God. Such value, particularly special in a linear and historicist time paradigm, already far from the archetypes and others of such kind that, in a circular, metaphysical and mythical time, gave/has given meaning to life and history challenges faced by humans of ancient and traditional societies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNietzschepor
dc.subjectEterno retornopor
dc.subjectÉtico-existencialpor
dc.subjectCosmológicopor
dc.subjectEternal recurrenceeng
dc.subjectEthical-existentialeng
dc.subjectCosmologicaleng
dc.titleNietzsche e o problema do eterno retornopor
dc.title.alternativeNietzsche and the problem of eternal recurrenceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho investiga o problema do eterno retorno em Nietzsche. O eterno retorno, junto a outros conceitos da filosofia nietzschiana, tais como, a vontade de poder, a teoria das forças e o além-do-homem, são conceitos essenciais desta filosofia. Todavia, o eterno retorno, por si, fornece alguns desafios interpretativos. O primeiro desafio interpretativo em relação ao eterno de Nietzsche é definir se se trata de um eterno retorno do mesmo ou do diverso. Abordamos essa problemática e defendemos que o eterno retorno da filosofia nietzschiana é um eterno retorno do mesmo. Todavia, a principal problemática a respeito dessa cara noção a filosofia de Nietzsche, é se ela se inscreve num âmbito ético-existencial, cosmológico, ou ainda, em ambos. Assim, o principal objetivo deste trabalho, é solucionar se o eterno retorno deve ser lido como desafio ético-existencial, tese cosmológica ou se estaria inscrito nas duas esferas. A partir da obra publicada de Nietzsche, da edição crítica dos fragmentos póstumos dos manuscritos do filósofo e também de uma revisão da tradição, defendemos que o eterno retorno em Nietzsche deve ser entendido, simultaneamente, como desafio-ético-existencial e também em seu aspecto cosmológico, inclusive de uma tese cosmológica. Aceitar essa terceira via interpretativa, faz com que surja outro desafio, a saber: conciliar liberdade e necessidade. O âmbito ético-existencial do eterno retorno suscita a ideia da liberdade de escolher o que se queira repetidas infinitas vezes. O aspecto cosmológico suscita um fatal destino. Para resolver essa problemática, defendemos que Nietzsche se vale, sobretudo, da noção de ego fatum, a partir da qual a contradição entre necessidade e liberdade seria suprimida na filosofia nietzschiana. Assim, numa radial afirmação da existência no plano da imanência, através do amor fati, Nietzsche buscou superar o problema do niilismo advindo do que ele chamou de morte de Deus. A morte de Deus é um diagnóstico que Nietzsche faz de uma época, marcada pelo enfraquecimento do que ele entendeu como o valor dos valores, isto é, a noção de Deus. Esse valor, especialmente caro, dentro de um paradigma linear de tempo e historicista, já longe dos arquétipos e seus afins que, num tempo circular, metafísico e mítico, dá sentido aos desafios da vida e da história enfrentada pelo humano das sociedades antigas e tradicionais.por
dc.contributor.advisor1Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2947312243186882por
dc.contributor.referee1Medeiros, Eduardo Vicentini de
dc.contributor.referee2Costa, Vítor Hugo dos Reis
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6818319028139214por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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