Imaginários e experiências formadoras: o cinema vai à escola
Visualizar/ Abrir
Data
2016-08-30Primeiro membro da banca
Fantin, Monica
Segundo membro da banca
Dalla Valle, Lutiere
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação de Mestrado insere-se na linha de pesquisa I: Formação, Saberes
e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem o objetivo de compreender as
significações Imaginárias dos professores da educação básica sobre cinema e como
este se insere na sua formação (ético-estética) enquanto docentes. Nesse contexto,
objetivou-se a formação de um grupo que assistiu filmes e discutiu formação
docente. A pesquisa buscou compreender de que maneira os docentes concebem,
relacionam e vivenciam seus projetos e atividades com o cinema na escola e na sala
de aula; além de verificar se o cinema pode ser um dispositivo de formação
continuada. Para compor a pesquisa, a metodologia utilizada foi qualitativa, com
ênfase nas narrativas das professoras convidadas a fazer parte do trabalho, através
da feitura de um diário. Como aporte teórico, as contribuições de Castoriadis (1982)
e Oliveira (2011), no que se refere ao estudo do Imaginário Social, no campo da
formação de professores, autores como Nóvoa (2009), Ferry (2008) e Souto. Na
relação com cinema e Educação, as contribuições de Duarte (2002), Fantin (2008),
Morin (2014) e Valle (2014). Como base para análise dos dados, tivemos as
contribuições da hermenêutica e do Imaginário Social, que auxiliaram na busca dos
sentidos e significados da formação desses docentes, tendo como dispositivo o
cinema. Contudo, através da pesquisa, compreendemos que o cinema, como
dispositivo, propõe uma nova perspectiva de formação docente. Concluímos que as
significações imaginárias dos professores sobre cinema e formação continuada no
espaço da escola ainda causa certo estranhamento, por se mostrar algo fora do seu
cotidiano e diferente das formações em que estão acostumados a participar. Em
relação ao tempo e às mudanças, os docentes se mostram resistentes a tudo que
não é planejado, questão que se reflete no espaço escolar frente às transformações
na Educação. A pesquisa revelou que os professores utilizam o cinema em sua sala
de aula a partir do momento que este faz parte de sua vida. Este trabalho expôs a
importância de um espaço de formação continuada mediada pelo dispositivo cinema
dentro do espaço escolar, para que o professor possa discutir temas mais
específicos a sua vida docente, junto aos colegas que compartilham das mesmas
alegrias e angústias, podendo discutir a sua relação com a docência e os problemas
diários da escola. Além disso, para que possa compreender que a formação estética
provoca, perturba e desacomoda, fazendo com o professor reflita sobre seu estar na
vida e na docência.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: