Unidades didáticas de química e prática docente: quais relações?
Visualizar/ Abrir
Data
2016-08-15Primeiro membro da banca
Zucolotto, Andréia Mordzejewski
Segundo membro da banca
Barin, Claudia Smaniotto
Terceiro membro da banca
Sepel, Lenira Maria Nunes
Quarto membro da banca
Ferreira, Maira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese descreve uma pesquisa sobre a prática educativa da autora, a partir do
planejamento, da implementação e da avaliação de unidades didáticas de Química,
considerando os condicionantes da prática docente. Como base para o planejamento das
unidades, buscou-se os artigos publicados nos principais periódicos nacionais da área de
Ensino sobre Termoquímica, Cinética Química e Química Orgânica, tópicos estudados
através das unidades didáticas. Ao todo, cinquenta artigos foram analisados e categorizados
conforme o foco em: aspectos conceituais (AC), propostas de ensino (PE) e investigações
em sala de aula (ISA), apresentando revisões de conceitos, experimentos e atividades
envolvendo diferentes temas em sala de aula. A partir daí, as unidades didáticas foram
elaboradas e implementadas em uma turma do ensino médio de uma escola da região
central do Rio Grande do Sul, tendo atividades didáticas como explicações, exercícios,
experimentos, atividades no site FISQUIM, vídeos e atividades de pesquisa na internet.
Após a implementação das unidades, na qual se utilizou os materiais produzidos pelos
alunos, o planejamento e o diário de aula da professora, buscou-se investigar de que
maneira pode ocorrer a articulação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais
nas unidades didáticas. Os conteúdos foram identificados e caracterizados nas unidades e,
posteriormente, selecionados para avaliação. A análise dos conteúdos conceituais
englobou: fenômenos endotérmicos e exotérmicos; princípio da conservação da energia;
velocidade da reação; fatores que afetam a velocidade da reação; representação de
compostos orgânicos; classificação de carbonos e cadeias carbônicas; e hidrocarbonetos.
Com relação aos conteúdos procedimentais, as atividades experimentais sobre
Termoquímica e Cinética Química e a construção e interpretação de diagramas e gráficos
foram avaliados. Como atitudes, foram selecionadas a responsabilidade e participar e
contribuir com o grupo. Como resultados da pesquisa, apontam-se: as dificuldades de
aplicação de conceitos relacionados aos fenômenos endotérmicos e exotérmicos em
diferentes contextos, do uso do raciocínio proporcional e de representação de gráficos e
diagramas. Através da avaliação dos conteúdos, vivencia-se o processo de reflexão sobre a
reflexão-na-ação. Além disso, pode-se replanejar as unidades. Propõe-se a inserção da
abordagem atômico-molecular no ensino de Termoquímica e Cinética Química, o uso de
mais atividades experimentais, o trabalho em conjunto com professores de outras
disciplinas, a reformulação de questões e o uso de problemas na avaliação. Nesse sentido,
como desdobramentos da pesquisa, citam-se a importância de inserir o processo de
reflexão na formação inicial do professor e a possibilidade de integração das unidades,
trabalhando de forma conjunta conceitos, procedimentos e atitudes relativos à
Termoquímica, Cinética Química e Química Orgânica.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: