Desenvolvimento de um planejamento estratégico para uma empresa varejista de materiais de construção
Resumo
O varejo é um setor em constante crescimento e transformação e, para acompanhar os desafios e exigências impostos pelos novos cenários de mercado é necessário que as organizações tenham estratégias para alcançar seus objetivos e, além disso, garantir sua sobrevivência. Dessa forma, este trabalho tem o intuito de desenvolver, utilizando técnicas de gestão, um planejamento estratégico para uma empresa varejista de materiais de construção situada na cidade de Santiago-RS e ativa no mercado há mais de 20 anos. Assim, a metodologia utilizada se classifica quanto à natureza, como aplicada, quanto aos objetivos, como exploratória, no que se refere à abordagem, como quali-quantitativa e quanto ao procedimento, como estudo de caso com o objetivo de desenvolver estratégias para impulsionar o crescimento do negócio. Para isso, inicialmente foi realizada a análise do ambiente interno e externo através da Matriz SWOT e, com base no cruzamento das informações obtidas, foram traçados os objetivos e estratégias, usando a metodologia Balanced Scorecard (BSC) para medição e acompanhamento dos resultados pelos responsáveis. Por fim, visando direcionamento e controle das ações da empresa, foi elaborado um plano de ação orientado pela metodologia 5W2H. Como resultado obteve-se o planejamento estratégico da empresa varejista de materiais de construção fundamentado na missão, visão e valores estabelecidos anteriormente.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: