Possíveis relações entre configurações curriculares de cursos de licenciatura da UFSM e os saberes necessários à docência na educação básica
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Data
2022-12-13Primeiro membro da banca
Abib , Maria Lucia Vital dos Santos
Segundo membro da banca
Tomazetti , Elisete Medianeira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 1 (LP1)
intitulada “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, vinculada ao Grupo de
Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC. O objetivo é compreender as formas pelas
quais as estruturas curriculares dos cursos de licenciatura possibilitam o desenvolvimento de
saberes para a docência. Para orientar a construção dos dados de pesquisa, elegeu-se como
problema de pesquisa: Que relações podem ser estabelecidas entre as configurações curriculares
de Cursos de Licenciatura da UFSM e o desenvolvimento de saberes necessários à Docência na
Educação Básica? Para auxiliar na resolução deste problema, foram elaboradas três questões de
pesquisa, a saber: (1) De que modos os PPC dos Cursos de Licenciatura da UFSM buscam
contemplar as orientações e as exigências presentes nas Normativas Legais nacionais para a
Formação Inicial de Professores para a Educação Básica?; (2) Que relações podem ser
estabelecidas entre os conteúdos programados presentes nos ementários de Cursos de
Licenciatura da UFSM e os saberes necessários para a docência na Educação Básica?; (3) Que
graus de consonância podem ser estabelecidos entre os textos dos PPC e os ementários das
disciplinas da formação pedagógica dos Cursos de Licenciatura da UFSM? A abordagem
metodológica que orienta a presente pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo pesquisa
documental; e para organização, tratamento e análise das informações coletadas, foi utilizada a
Teoria Fundamentada. A fonte de construção de dados baseia-se nos Projetos Pedagógicos dos
Cursos de Licenciatura da UFSM, ementário das disciplinas e documentos auxiliares. Como
referencial teórico serão utilizadas produções que têm como foco de discussão os saberes
docentes tais como, os estudos de Gauthier (2006), Shulman (1986), Tardif (2012) entre outros,
e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores/as. Os resultados desta
pesquisa apontam que a preparação e o exercício da docência se constituem como segundo foco
dos Cursos de Licenciatura analisados, pois tanto nos PPC quanto nas matrizes curriculares
desses cursos o maior destaque é dado aos saberes relacionados à área disciplinar de referência
para a matéria de ensino.
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