Jogo sério como ferramenta para o auxílio da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2023-02-03Primeiro membro da banca
Pasquali, Ísis Samara Ruschel
Segundo membro da banca
Ellensohn, Ricardo Machado
Metadata
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Desde do início da organização social humana, o homem vem modificando o planeta de diversas
formas, gerando progressos tecnológicos e como consequência podendo surgir problemas
ambientais. A educação ambiental é importante para a sociedade como uma forma de ensinar
as novas gerações a conviver em harmonia com a natureza, construindo valores sociais, morais
e éticos. Jogos sérios são aqueles que recriam situações e problemas da realidade voltados para
fins educacionais. O presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um jogo
sério para o auxílio da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta
contempla a mobilidade e flexibilidade das aprendizagens atuais, bem como a necessidade de
materiais lúdicos e desafiadores para crianças com foco na educação ambiental, convertendose numa estratégia pedagógica motivadora na construção de conhecimento nos anos iniciais do
ensino fundamental. Para o desenvolvimento do jogo, foi utilizado a game engine Constructo 3. O
gênero do jogo é um simulador de fazenda com foco em sustentabilidade com escolhas livres.
A avaliação do jogo foi realizada com 74 participantes, utilizando uma série de questionários
definidos na metodologia MEEGA+, com questionamentos a respeito da usabilidade e
experiência do jogador. A avaliação do jogo evidencia resultados positivos e aprovação para
ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino da educação ambiental.
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