dc.contributor.advisor | Zucolo, Rosana Cabral | |
dc.creator | Martins, Eunice Cristina Pereira | |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T11:47:54Z | |
dc.date.available | 2017-05-16T11:47:54Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2871 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper analyses the newspaper as a pedagogical learning strategy in elementary
school and its importance in improving reading. This is an essential activity in the
classroom, as the newspaper as an instrument of knowledge and information
transmission must be present in school life. This print form of media identifies and
explains many everyday facts witnessed by the student. Ideally, all schools would
have one or two subscriptions to newspapers at students' disposal. With this material
at hand there are numerous ways to interact pedagogically. A teacher reader should
find ways to create future readers. Based on library research and feedback from
focus groups, it was possible to experience the universe of non-formal knowledge, which acts as a trigger of cognitive learning. The paper also discusses cross-cutting
themes, as well as suggests teaching strategies for their approach and the
development of students' ability to interpret what they read and development of
critical readin. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jornal | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | O emprego do jornal no ensino fundamental na escola Caramuru - Condor - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo reflete sobre o jornal como estratégia pedagógica de aprendizagem no
ensino fundamental e como o mesmo é importante no aprimoramento da leitura,
sendo esta uma atividade essencial em sala de aula. O jornal como instrumento de
transmissão de conhecimentos e informações precisa estar presente na vida
escolar. Com este material em mãos existem inúmeras maneiras de interagir
pedagogicamente, possibilitando ao professor leitor encontrar maneiras de criar
futuros leitores. Com base nas pesquisas bibliográficas e nas opiniões dos grupos
focais constituídos por professores do ensino fundamental da Escola Caramuru, na
cidade de Condor, no Rio Grande do Sul, foi possível uma experiência com o
universo dos saberes não formais, que funcionam como acionadores cognitivos da
aprendizagem. Também se faz menção sobre os temas transversais, assim como se
sugere estratégias pedagógicas para a sua abordagem e o desenvolvimento da
capacidade de interpretar o que lêem e o amadurecimento da leitura critica por parte
do educando. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |