O novo normal na pandemia de Covid-19: reflexos no ensino de linguagens em escolas do município de Jari e a produção de uma cartilha de ensino
Visualizar/ Abrir
Data
2023-03-07Primeiro membro da banca
Costa, Alan Ricardo
Segundo membro da banca
Ad Reginatto, Andréa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como principal objetivo o de cartografar a prática dos professores
de linguagens na pandemia do COVID-19 em escolas do município de Jari/RS no
que se refere ao uso de ferramentas digitais. A escolha da temática justifica-se pela
importância de fazermos uma reflexão acerca do ensino remoto a fim de conhecer
as práticas dos professores e as formas como eles se adaptaram,
emergencialmente, a essa nova realidade por virtude da pandemia de COVID - 19.
Realizamos um levantamento bibliográfico de temas relacionados à pandemia, ao
ensino remoto, ensino presencial, ensino híbrido, tecnologias educacionais, desafios
nas práticas docentes, bem como pontos positivos e negativos desse contexto
pandêmico. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos de Leffa (2003,
2019, 2020); Kenski (2011); Castells (2005); Silva (2020); Paiva (2015), entre outros,
além de documentos oficiais do Governo Federal. Para concretizar tal objetivo,
optou-se por uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários a professores
de linguagens em escolas públicas na cidade de Jari. Em conclusão, esperamos que
a presente pesquisa possa vir a contribuir para o ensino e aprendizagem de língua
nos distintos tipos de ensino remoto, propiciando motivação e autonomia aos alunos
e auxiliando o professor nessa tarefa tão árdua que é ensinar.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: