O papel do lúdico na educação infantil
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Data
2005-03-15Autor
Silveira, Elisiane Oliveira
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O estudo e pesquisa, referentes ao tema proposto, realizei no ano
de 2004 constituindo-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada na
literatura de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1989), Dinello (1989 e
2004), entre outros que defendem a importância do lúdico para o
desenvolvimento das crianças, buscam um aprofundamento das teorias
acerca do assunto, as quais deram consistência a diversos
posicionamentos, opiniões e argumentações registradas, o lúdico é um
meio facilitador e atrativo na busca de uma aprendizagem mais
significativa ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social. O
objetivo deste trabalho é fazer com que se analise a participação de cada
um da comunidade escolar no que se refere a jogos, brincadeiras,
brinquedos e ao próprio brincar, e a sua não contemplação de
informações e vivências a respeito da importância e utilização da
ludicidade para o desenvolvimento infantil. Faço uma análise sobre a
criança, a importância do brincar, bem como a desenvolver as habilidades
para o lúdico, os movimentos do corpo ao brincar. Comento sobre as
brincadeiras, e como ser criativo ao desenvolvê-las, o brincar na escola,
o papel do educador, tendo coragem de errar e corrigir, quanto às
diferenças entre brincadeira, jogo, brinquedo e suas classificações ,
funções e valores. Baseados nesses aspectos, sugiro um trabalho onde a
qualidade lúdica e a alegria estejam presentes, através de uma
metodologia que contemple a participação ativa e criativa. A partir desta
visão do lúdico na educação infantil, quero lançar o desafio aos
educadores e educadoras em busca de uma renovação da práxis
pedagógica para a construção de uma educação com qualidade a todos.
Coleções
- Educação [46]
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