Articulações pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológica
Resumo
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da EducaçãoInclusiva(2008), foi um marco importante para a atuação da Educação Especial eparaomovimento de inclusão. Uma vez que garante a transversalidade da modalidadedeeducação especial desde a educação infantil até a educação superior. Nocontextomundial, práticas inclusivas vêm sendo pensadas e discutidas. Esta pesquisavisaresponder os objetivos de analisar, verificar, as articulações pedagógicasdainstituição, esse processo aconteceu em duas maneiras. Emforma de entrevistasequestionários. Essas questões vieram responder como aconteceu o processodeinclusão de alunos com Deficiência Intelectual na Educação Profissional eTecnológica. Os dados da entrevista foram gravados, comautorizaçãodosparticipantes, depois foram transcritos, logo anexados em umbanco dedadosnoarquivo digital. Como sujeitos deste estudo estiveram participando: professores,técnica em assuntos educacionais e coordenadora do projeto. Foramquatroparticipantes do sexo feminino e um do sexo masculino. Todos são servidoresdainstituição pesquisada. O tempo de atuação desses profissionais nocolégiotemvariação de 11 a 35 anos. Como lócus de pesquisa a EducaçãoProfissional
Tecnológica, em uma instituição pública na região central do Rio GrandedoSul.Como análise de dados foi utilizado eixos categoriais, a fimde discutir osobjetivosda pesquisa. Que mostrou que a inclusão é um processo, e passa por desafios.Alguns professores mostram-se resistentes em realizar adaptações, outrosbuscamauxílio para fazer. A pesquisa mostra de forma positiva o processo deinclusãodealunos com Deficiência Intelectual na instituição pesquisada, comarticulaçõespedagógicas, entre a Direção de Ensino, professores e a CoordenadoriadeAçõesEducacionais (CAED), contando com o apoio do projeto, comatuaçãodebolsistasjunto, desses alunos.
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